sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Noir no Batman de Christopher Nolan - Parte 3

Escrito por Diogo Oliveira


Estamos chegando a penultima parte que irá explorar as influências do cinema Noir no Batman feito por Christopher Nolan! Vamos explorar agora a cidade e suas sombras, e caso ainda não tenha lido as partes anteriores, confira aqui e aqui, caso tenha feito, então confira abaixo:

Gotham City: Cidade-Personagem e luta por seu espírito

Gotham City nunca foi a cidade onde a historia se desenrola, de certo modo é a personagem principal, acima até mesmo do próprio herói da trama. Foi dela que surgiu a situação econômica que fez homens como Joe Chill matarem por uns trocados, do qual a policia sempre tenta conter a sua natureza única de crime, e de onde um órfão decide limpar a corrupção da cidade de uma vez por todas.Tivemos muitas interpretações de Gotham e sua população nos cinemas, mas a única significativa de fato na trama é demonstrada em Batman O Retorno (Tim Burton,1992). No Batman mostrado por Christopher Nolan, a importância da cidade é ampliada nos parâmetros que os 2 filmes sejam de fato para salvar o espírito dela, aquilo que faz a cidade se manter em pé no meio de tanto caos e violência ao redor.


Soubemos por meio de uma conversa entre o jovem Bruce Wayne (Christian Bale) e seu pai que a cidade vinha passando por uma serie crise econômica, e algumas poucas pessoas como Thomas Wayne (Linus Roache) tentavam contornar aquela situação, como por exemplo a criação de um transporte ferroviário gratuito junto com Lucius Fox (Morgan Freeman), enquanto a cidade continuava a ruir.O assassinato dos Wayne por um bandido comum sensibilizou todos os setores da sociedade, fazendo assim que a policia encontrasse rapidamente o assassino para não ficar com uma má imagem perante a população e a imprensa.Enquanto isso,a empresa mais importante da cidade e uma das mais importantes do mundo, a Wayne Enterprises, fica agora nas mãos de Earle (Rutger Hauer) mudando o foco das ações da empresa, mesmo com uma certa resistência de alguns acionistas.

Anos depois da morte de seus pais, Bruce Wayne volta a sua cidade e encontra um cenário não muito diferente de quando saiu: um Gotham controlada pela máfia e pelo sistema de corrupção. Juízes e policias são comprados, a empresa de seus pais está prestes a se tornar publica, e ter uma mudança brusca em termos bélicos, e o povo continua pobre, sofrendo com a violência e sem esperanças em relação a um futuro melhor.Com a chegada do Batman, temos uma chama de esperança junto com as constantes discussões se a presença dele é boa pra cidade.Com as eleições chegando, um candidato mais próximo das propostas e desejos de mudança da cidade é Harvey Dent (Aaron Eckhart), que ganha com um numero maciço de votos para ser promotor da cidade.


Mas devido ao cerco criado pela policia e pelo Batman, os gansgters da cidade são obrigados a se juntarem ao criminoso conhecido como Coringa (Heath Ledger), que começa a agir com atos de terrorismo na cidade.A população pede medidas pelos setores responsáveis, até mesmo do próprio Batman, para que ele revele sua identidade e atenda os desejos do terrorista.Depois a mesma população da cidade é testada em um jogo do Coringa que consiste em dois barcos, um embarcado por criminosos sendo transferidos, e outros pela população de bem da cidade e muitos explosivos.

Mas o Coringa age de maneiras imprevisíveis, mas sabe muito bem aonde quer chegar: com a deformação de Harvey Dent e sua “iluminação” sobre a verdade das coisas, os casos criminosos dele podem por tudo de bom que foi construído por ele como promotor, assim como a confiança de que as futuras mudanças serão boas.No final, aquele que é o herói se torna o vilão, e Batman assume os crimes de Dent por um bem maior, para que a chama de esperança não seja apagada de vez.

A população acompanha essas mudanças com apreensão, e depois de muito tempo, esperança, já que a extremidade da situação fez surgir pessoas realmente dispostas a mudar.Mas assim como há aqueles que confiam no sistema jurídico e no Batman para o combate contra a impunidade, há aqueles também que levam o exemplo dado pelo vigilante de uma forma literal demais, usando uniformes e agindo de maneira amadora.Esses chamados vigilantes são ex-policias que foram expulsos na corporação graças as investigações de Harvey Dent na época da corregedoria (historia mostrada nos viras do filme).

Voltando mais para trás na historia mostrada nas propagandas virais, vemos a tentativa de impedimento da máfia contra Dent no dia das eleições, assim como a propaganda épica para Promotor Público, as primeiras vitimas do Coringa, o movimento contra Harvey Dent, e o canal de televisão GCN mostrando não só os acontecimentos da cidade pós eleição, mas também retrospectivas sobre vários personagens importantes dentro do filme.A propaganda viral foi muito bem elogiada não só pelo seu extenso planejamento, com englobando mundialmente, mas também por colocar os fãs vivenciando a experiência de viverem em Gotham e compartilhar esses momentos com outros fãs.


Cidades com personalidade sempre fizeram parte do universo do Noir, e aos poucos locações reais foram ficando mais e mais utilizadas nesses filmes. Nolan nunca escondeu que prefere gravar em cenários realísticos para que obtenha maior impacto sobre a platéia, dela saber que realmente o ator foi até aquele local para gravar a cena.Muitas das cenas de ação foram gravadas em sets reais, especialmente em Chicago,e parte da cidade reproduzida num estúdio em Londres.

As cidades dos filmes Noir, assim como a Gotham de Nolan, mostra duas a situação social e política da cidade, sempre como um tom meio decadente, de escuridão e de desequilíbrio, ao mesmo tempo em que ela é uma entidade viva com personalidade própria.Ela é um reflexo real da sociedade, com seus desequilíbrios e suas maravilhas,riqueza e pobreza, e seu lado sujo e violento escondido nas esquinas.Filmes que podemos citar como cidades personagem dentro de um filme seria a Nova York de Naked City, a Los Angeles de Pacto de Sangue, a São Francisco de The Sniper (1952), entre outras.

Temos a pobreza e a sujeira de Gotham em suas ruas, longe dos ricos e poderosos vendo tudo que acontece de seus arranha-céus em suas casas seguras.Temos uma natureza única de crime, assim como é único o tipo de policiamento contra esse crime.Ela tem vida e características próprias , assim como Los Angeles semi-deserta e consumista da década de 40 e a ascensão social das classes mais pobres e a ascensão dos subúrbios na década de 50, Gotham é mostrada como uma cidade onde suas diferenças são claras, ao mesmo tempo que vemos uma cidade que começa a sair do buraco econômico que estava a alguns anos, mas ainda sofre sérios problemas de segurança.


Técnicas Noir na Cidade Gótica

Agora  farei comparações de técnicas narrativas e cinematográficas do Noir com os filmes acima citados. A cidade de Gotham é uma personagem importante para o filme, sempre mostrada com grades planos gerais mostrando seu clima dark ou até mesmo suas diferenças sociais, como o Narrows separado do resto da cidade como se fosse um leproso, por se concentrar ali a maioria pobre de Gotham. Filmes como Espíritos Indômitos (The Men, 1950) também mostram em grandes planos gerais a riqueza visual e a decadência moral de suas cidades, atrelaçados a escuridão mesmo com a presença de alguma luz.

Se corremos atrás das principais características do filme Noir, veremos temas como melancolia, pessimismo, crime. Apesar de muitos acharem que os últimos filmes tem uma carga pesada em relação a escuridão daquele mundo, o diretor Christopher Nolan diz que não entendo o pensamento das pessoas em relação a isso, porque muito dos temas abordados trata sobre assuntos positivos, como esperança e justiça, mas dentro desse clima de opressão/ depressão que a cidade passa.


Apesar do personagem e certos aspectos do filme serem inspirados em filmes de gangster, policias dos anos 70 e Noir, para a fotografia dos filmes Nolan junto com seu companheiro de longa data Wally Pfister decidiram pegar os elementos visuais de um neo-noir e clássico da ficção científica Blade Runner- o Caçador de Andróides. Usa muito do laranja sujo, com tons de preto, e do azul escuro, além de iluminação branca para contrastes. Dependendo do cenário também se utiliza de iluminação natural.Em termos de tempo narrativo, os filmes do Nolan também utiliza características do Noir. Em Batman Begins temos constantes flashback da trajetória de Bruce da morte de seus pais até o Butão, mas é em O Cavaleiro das Trevas que ele é utilizado não só para passar possíveis conceitos múltiplos sobre a historia, mas também para contar uma historia de maneira diferente da narrativa clássica, mostrando somente aquilo que a trama pedir no momento.

A idéia de crime são abordadas também em ambos os casos, afinal o crime é o elemento principal para que ocorra uma história do Batman e a solução deste é objetivo, aí remetendo ao Noir mais policial. Mas no caso crime está ligada a outras questões sociais importantes dentro daquele muno, como política, economia, o bem da sociedade em geral. Vemos casos no Noir clássico onde um crime se inicia a partir da idéia que queremos ajudar aquela pessoa com alguma coisa, mas depois somos tragados pela trama maléfica criada, vide The Postman Always Rings Twice (1946) e Double Indemnity (1944). Por exemplo, assim como Harvey Dent queria acabar com o Crime na cidade, mas graças a corrupção e aos atos do Coringa e da máfia ele enlouquece e se desvia do caminho do bem.


Os vilões principais de ambos os filmes, Ras Al Ghul (Liam Nesson) e o Coringa (Heath Ledger) nos trazem outra característica básica do Noir, que é a sensação de engodo, de não acreditar aquilo que seus olhos vêem. Ras criava identidades falsas, como Henri Ducard e os “Ubus” como Ken Watanabe, para proteger sua identidade daqueles que não tinham confiança plena em sua filosofia, seus métodos e de certa forma nele mesmo. O Coringa só age na imprevisibilidade, nunca se sabe qual é seu próximo passo real, apesar dele seguir a filosofia de virar o plano dos outros contra eles mesmos.A imprevisibilidade faz Batman e Lucius Fox (Morgan Freeman) invadirem a privacidade de milhões de pessoas da cidade para achar o Coringa, quebrando assim a confiança de muitos que sofrem e que se sacrificaram para que Batman não revelasse a identidade sobre o capuz.

Bruce Wayne é uma alma atormentada que procura fazer a diferença dentro de uma cidade corrupta. Se você não citasse o fato que ele se veste de morcego você poderia pensar que ele poderia ser um policial , um detetive particular ou alguém acusado injustamente por um poder superior provavelmente corrupto. E ele tem problemas psicológicos sérios,comentado e estudado por fãs e estudiosos durante décadas, afinal ele está lutando numa guerra onde não pode ganhar, mas sabe que só sua presença já garantiu uma mudança, com aspectos positivos e negativos.


Christopher Nolan soube equilibrar a ação e emoção com um estilo hiper-realista que tem grande respeito pela fonte principal da adaptação, trazendo assim uma das melhores adaptações de quadrinhos já fitas,e também filmes que serviram e inda servem de inspiração para produções mais recentes, gerando assim o titulo de “Hitchcock dos filmes de quadrinhos”dada pelo jornal LA Complex e um dos melhores diretores da atualidade. O noir é presente na gênese do personagem nos quadrinhos e agora é mostrado nas telas de maneira que perpetue o conceito para novas gerações.

Próxima e ultima parte: Selina Kyle, Robin Jonh Blake e o Noir em 'The Dark Knight Rises'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário