Como você enxerga o final do clássico feito por Allan Moore e Brian Bolland? Eu particularmente enxergo como ambos, Batman e Coringa, assumindo que estão conectados pela própria loucura, a partir do fato que o Coringa assume saber o quão louco ele é, de um ponto de vista com alguem com sanidade. O final, com os pingos da chuva graduais, é como se fosse nós nos afastando dessa loucura toda, porque é um momento intimo entre os dois, no momento em que ambos realizam o porque se odiarem tanto. Porque estou perguntando isso? Primeiro, reveja a página final da revista:
Para quem não sabe, o ator/diretor/escritor/nerd Kevin Smith tem um podcast sobre o Batman, 'Fatman on Batman' (que é muito bacana, por sinal) onde ele fala sobre o Morcegão. E um dos convidados recorrentes é ninguem menos que Grant Morrison, no qual em sua ultima visita, explica o final de 'A Piada Mortal' e o porque ninguem realmente ter entendido o que Moore fez. de acordo com Morrison, e isso faz o TOTAL sentido, Batman teria matado o Coringa, dando aí o motivo do nome original, 'The Killing Joke'. O som da onomatopeia da sirene se transformando em um ultimo grito. O pedaço de terra cruzando a linha de luz. "The Killing Joke". Está tudo ali.
"O Coringa diz a 'Piada Mortal' no final, Batman avança e quebra o pescoço, e é por isso que o riso para e a luz se apaga, porque essa era a última chance de Bruce cruzar essa ponte. E Alan Moore escreveu a última história Batman / Coringa - ele a terminou."
O mais legal de tudo é a dualidade do final. Ele pode ter matado ou não, mas só que a possibilidade dele ter matado nunca foi enxergada pela maioria como uma opção por final, coisa que certamente Grant Morrison fez a gente pensar sobre. Você pode ouvir a parte da entrevista onde tudo isso é dito e a reação sensacional de Kevin Smith abaixo, enquanto eu limpo a minha casa dos pedaços da minha cabeça e sangue espalhados por causa do mind-blowing que eu tive.