quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Blood Moon: O que o futuro "DC Band-Aid" pode significar

Escrito por Diogo Oliveira.

Sim, esse post contém spoilers. Spoilers pesados.


Bem, por onde começar: desde o começo do ano, evidência trazidas pelo site Bleeding Cool indicariam que teríamos um evento considerado "Band-Aid", que iria no caso preencher dois meses inteiros enquanto a editora muda seu escritório de Nova York para Los Angeles. Esse evento poderia envolver terras paralelas e ter Brainiac como um dos vilões principais, podendo ter o nome de 'Blood Moon'. Esse é o mega resumo dos rumores que percorrerão ao longo do ano. Agora, vamos as fatos, e esses fatos nos levam a duas revistas:  'Booster Gold: Futures End' #01 e 'Superman: Doomed' #2. ESPECIALMENTE 'Superman: Doomed' #2 por causa disso:


Temos o Brainiac (dos Novos 52) entrando em um buraco negro, e neste buraco negro há um 'Pocket Universe', onde vemos as paredes da realidade (Crise Infinita, se lembra?) repartidas, mostrando inúmeros universos, entre eles mundos do "Velho 52" e até mundos existentes antes da Primeira Crise. E uma voz de maquina falando que o Brainiac dos Novos 52 é uma "falha" e ele o começo de um processo de "assimilação" da qual recolheria outras "falhas". A lista das Terras identificadas estão abaixo, via CBR:


E em  'Booster Gold: Futures End' #01 voltamos a cena do anual da Liga da Justiça internacional (Novos 52) do qual o Gladiador Dourado encontrava a si mesmo e depois desaparecia quando via Superman e Mulher Maravilha tendo seu primeiro beijo, algo ali considerado o ponto de partida de todos os eventos futuros dos Novos 52. Mas só que eles não desaparecem, e muito menos o segundo Gladiador veio do futuro. Ele é um Gladiador Dourado de um outro Universo, e que detém os conhecimentos do Multiverso dentro dos Novos 52.


Seguindo com os acontecimentos de 'Justice League International' Annual #1, quando acontece o misterioso desaparecimento dos Gladiadores Dourados, descobrimos que eles foram para lugares bem distintos. O Gladiador da ARGUS pulou de realidade em realidade, passando pela Terra 19 (Gotham By Gaslight), Terra 4 (Chalton Comics) Terra AD (Kirbyverse), chegando finalmente ao Giffenverse, da qual encontra sua irmã, Michelle Carter, a Goldstar, enquanto a Metropolis deste mundo estava cercada e impenetrável. Mas você deve se perguntar: o que raios é o Giffenverse? Explicando:

- Ele é o Gladiador Dourado do chamado Giffenverse, uma terra paralela onde as histórias da Liga Internacional do Keith Giffen e J.M DeMatteis se passam em um universo fechado.

- "Mas não poderia ser o Gladiador do Old 52?" Como foi visto em 'Doomed', seja lá o que for que seja a velha realidade da DC, ela está em pedaços, junto com muitas outras.

- Mas você se pergunta "Mas já vimos esse Giffenverse dentro dos Novos 52?" Sim, você vê mensalmente ele nas páginas de 'Justice League 3000'.

- Evidências sobre isso?

1) 'Justice League 3000' irá trazer o Gladiador Dourado e Besouro Azul da Liga Internacional como viajantes do tempo. Ou seja, grandes chances de ser o mesmo Gladiador, só que mais velho, e mais experiente.


2) Perguntados sobre de onde eles vêem, Keith Giffen responde:

"Eles são o "Blue e Gold" meu e de JM DeMatteis. Nosso Besouro Azul nunca levou um tiro na cabeça. Eles nunca se separaram como dupla. As últimas lembranças que esses dois palhaços têm é de que Max estava bravo com eles. Em seguida, eles acordaram num frigorífico em Takron-Galtos. É a nossa Liga da Justiça."

"E o que isso tem a dizer sobre qual universo está ocorrendo a Liga da Justiça 3000? Talvez um universo onde, se você voltar e olhou para Superman no século 21, ele poderia estar usando cueca do lado de fora."

Com isso, os dois são teletransportados para aonde o Gladiador dos Novos 52 estava: dentro de uma nave pertencente ao Braniac. mas a questão que fica é: Qual Braniac? A nave tem  um visual e elementos bem parecidos com a nave mostrada em 'Superman: Doomed' #2. os robôs de Brainiac tem o objetivo de alcançar o 'Vanishing Point' e uma decisão de vida ou morte tem que ser tomadas: matar Michelle poderá salvar todo o universo, mas o Gladiador dos Novos 52 (que parou no velho oeste, encontrou Jonah Hex e depois, numa viagem temporal fracassada, acaba entrando na mesma nave) se intromete na situação e... a história continua em 'Futures End' e 'Worlds End'.

Agora que todos os acontecimentos foram ditos, vamos as teorias de conspiração!

- Sim Braniac, seja qual for, vai ser o vilão, e terras paralelas terão destaque.

- Será que veremos o "Old 52" tentar canibalizar o 'New 52'?

Os pedidos de certos fãs chatos para que isso aconteça vem desde que os Novos 52 foram anunciados. Só que as grandes possibilidades disso acontecer são nulas. E fato, aceite. soa tão idiota quanto no ano passado teve o rumor que a Marvel planeja destruir o Ultiverso (apesar que isso, de certo modo, pode voltar a pauta em breve, mas é outra história).Trazer o passado de volta não vai necessariamente tornar as coisas melhores, e especialmente, no ponto de vista de mercado e storytelling, é essencial haver novas versões, sempre e sempre. A DC feitos reboots em sua linha editorial de 30 em 30 anos, desde seu primeiro (o inicio da Era de Prata), os Novos 52 foram apenas mais uma mudança que foi necessária para manter leitores antigos (que por mais que reclamem, ainda vão continuar comprando,em sua maioria) e especialmente para atrair gente nova. Já tinha dito isso anos atrás, quando os Novos 52 foram anunciados, mas aparentemente as continuações de algo que foi um sucesso e ajudou toda a industria ainda continuam sendo motivos de reclamação entre certos fãs. Mais chances de 'Blood Moon' ser o 'Zero Hora' dos Novos 52, eliminando de vez os restos da velha cronologia dentro desta nova linha temporal, do que uma volta completa a DC pré-Flashpoint.

Superboy Prime, ainda a melhor alegoria aos fãs de quadrinhos da geração internet 

PS: Eu fico imaginando se tivesse internet da década de 1950,durante o começo da Era de Prata, com pessoal falando coisas do tipo "Tragam a velha DC de volta!" "Esses Flash e Lanterna Verde são uma porcaria!", "Julius Schwartz, você é um merda por mudar tudo aquilo que eu conhecia!" e coisas do gênero...

Voltando ao assunto, as grandes possibilidades do que podem acontecer são duas:

1) A Velha DC sendo "eliminada" de vez.

2) O Brainiac pré-Flashpoint coletando pedaços de terras paralelas para tentar recriar a velha DC dentro do Vanishing Point, e mesmo assim, há chances/certeza disso tudo dar errado.

E além disso:

- O Universo DC tem consciência de suas mudanças, especialmente graças a Pandora e sua caixa, que sim, universos inteiros podem, e já foram mais de uma vez reiniciados.

- Mas tentar trazer de volta um passado que não existe, como Crise Infinita mostrou, pode tentar ser feito, mas ser sucedido são outros 500.

- Ir até o 'Vanishing Point' se mostra uma estratégia interessante, já que pode manter "escondido" dos heróis principais algo que poucos conhecem dentro dos Novos 52, e podendo recriar o Multiverso DC sem destruir necessariamente nenhum universo, só refazendo a linha temporal.

- Vale a pena lembrar que a Terra 4, dos personagens da Charton Comics, está sendo utilizada em 'Multiversity', que também foi comentado bem por alto sobre a possibilidade de ainda existir certas Terras pré-Crise nas Infinitas Terras (e a serem exploradas em futuras edições da série).

- Outra coisa a ser lembrada que a mesma entidade que atacou o Brainiac dos Novos 52 em 'Doomed' também tinha ataco o Stormwatch em 'Futures End' #1.

- Não se sabe também em qual período temporal o Gladiador ARGUS chega quando aparece em JLI Annual #1. sabemos que em algum ponto ele encontra Rip Hunter e alguém que não deveria ter confiado.

- Ainda em JLI Annual #1, OMAC diz que Batman não foi seu único criador, e Futures End põe lenha na fogueira sobre esse outro criador ser o Brainiac.

- E foi dito num recente DC All Access que, no próximo ano, Superman e personagens relacionados (Supergirl, Superboy) será o personagem de destaque e de importância fundamental para a editora.

- E vale a pena citar essa teoria de David Vanderliet, nos comentários do Newsarama:

"De volta ao COIE Original, na edição 10, quando os heróis lutam contra o Anti-Monitor, assim que  foram jogados de volta para o início dos tempos, Brainiac calculou suas chances de sucesso em 0,000362%, e as chances que ele iria de sobreviver, com um resultado um pouco melhor de 0,00436% . Assim, ele estando completamente desligado, caso fosse destruído fisicamente, dando-lhe 0,043% de chance de seu intelecto de sobreviver"

"E se o Brainiac não era o mesmo Brainiac que apareceu na edição 11 de COIE, como todos os personagens que não voltaram para o início dos tempos para lutar contra o Anti-Monitor, o Brainiac "pós-crise" era uma pessoa diferente, mas uma entidade idêntica? E se o intelecto do Brainiac pré-Crise sobreviver, tornando-se o Brainiac agora vemos aqui?"

E o que isso trás a nós, leitores? Possibilidades, infinitas possibilidades. Pode-se dar liberdade para as equipes criativas trabalhar com algo de certo modo livre da ligação do mega evento a ser feito posteriormente, mas sabendo que aquilo vai ser relevante para o que vier daqui pra frente,  além de cimentar ainda mais a nova realidade construída desde 2011.Se antes vimos empolgados a criação de um Universo, agora temos a oportunidade de conferir um Multiverso inteiro ganhar vida. Talvez para leitores mais velhos a "novidade" não seja tão nova assim, e reclamações possam surgir disso, mas no fim das contas é aquilo: nada substitui uma história bem contada. E com 2 anos de intervalo para finalmente responder a questão de onde veio o misterioso segundo Gladiador Dourado e para onde o outro dos Novos 52 foi logo após sumir com Jonah Hex, isso demonstra que os planos da DC são sólidos, e apesar do tempo que possa levar, eles se pagam no final. Vamos ver o que os próximos meses nos trazem de novidade sobre o empolgante futuro que aguarda a DC Comics!

Nenhum comentário:

Postar um comentário