quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Noir no Batman de Christopher Nolan - Parte 1

Por Diogo Oliveira


O personagem Batman foi criado por Bob Kane e surgiu em 1939 pela revista Detective Comics, para fazer um paralelo mais realista entre seu primeiro grande super herói, o Superman. No caso, os Estados Unidos estavam ainda se recuperando do baque que foi a crise de 29 para eles, sendo que estavam no inicio da Segunda Guerra Mundial e a ascensão do nazismo. A situação nos Estados Unidos era de recuperação, a partir do momento que o Estado se intrometeu na economia e passou a gerar mais empregos. Em termos de violência, com as dificuldades que a população passava, mais e mais os gangster ganhavam poder, não só na ruas, mas politicamente também, apesar que no inicio da década de 40 os grandes mafiosos já estavam ao ponto de parar. O Batman de 1939 mostra uma cidade (Nova York até então, antes de se transformarem Gotham) onde o crime era uma coisa cotidiana e por muitas das vezes a policia não dava conta, e a estrutura da cidade precisava da corrupção para sobreviver. Em comparação com a vida real, não mudou muita coisa...

Batman teve muitas inspirações para sua criação. Como disse Betty Kane, esposa de Bob Kane, no documentário “A Lenda do Cavaleiro das Trevas”, muitas das idéias de Bob para o personagem veio dos desejos de infância dele, como morar num castelo da Itália e ter um mordomo. Mas não foi só disso, como também se inspirou em Zorro, nas criações de Leonardo DaVinci, especialmente na invenção "Black Flying Foxes", uma espécie de avô da Asa Delta que teve inspiração em morcegos, nas revistas de quadrinhos de detetive e heróis pulp (em especial O Sombra). Outra fonte de inspiração para o personagem foram os filmes. The Bat, filme de 1926 sobre um ladrão que se vestia de morcego teve influencias obvias na gêneses do personagem. Robin em parte foi inspirada em Robin Hood de Errol Flynn, e o Coringa foi criado a partir de um filme expressionista alemão chamado “ O Homem que Ri”.


Batman sempre foi um personagem dark, e suas motivações são de cunho social e psicológico. Sendo que na primeira versão da origem dele, publicada ainda em 1939, os pais deles morrem assassinados durante um assalto e Bruce some por 10 anos, dá a entender que o crime acontece entre 1929/1930, provavelmente depois da grande queda da bolsa. A medida que os anos passam e novas versões e/ ou extensões do que de fato aconteceu, vemos um papel importante na máfia nessas historias, apesar que a natureza do que seja “crime” em Gotham seja completamente diferente, mas todos a partir do mesmo principio muito bem definido por pelo artista Mike Mignolia “é uma criança que teve seus pais retirados pelo crime”.

Neste editorial em 3 partes, procuro analisar os aspectos Noir não só do personagem, mas a presença deles dos filmes do diretor Christopher Nolan com o personagem, no caso especialmente em Batman Begins (2005) e O Cavaleiro das Trevas (2008), baseados em especial numa obra que mostra bem esse lado detetivesco e escuro do personagem, O Longo Halloween (1996/1997) e Vitoria Sombria (1999/2000), ambas escritas por Jeph Loeb e desenhadas por Tim Sale. O trabalho será focado especialmente no Noir de detetives e policiais. No caso não citaremos 'The Dark Knight Rises' com grande frequência por aqui, pois suas inspirações se afastam mais do gênero em discussão e entram em outras áreas, mas ele terá uma parte específica (no caso a ultima) onde falaremos sobre as poucas influências Noir do filme.

Como o gênero Noir no cinema foi constituído a partir da literatura pulp e hard boiled, acho importante citar as 3 revistas que ajudaram a construir esse universo cinematográfico para o personagem. Não que os filmes tenham se focado só nesses 3, mas são a espinha dorsal para que seja colocado os outros elementos. No caso de Batman Begins, “Ano Um” de Frank Miller (roteiros) e David Mazzucchelli (arte) ajudou a situar a posição não só do Batman (Christian Bale) e James Gordon (Gary Oldman) na cidade, assim como sua relação contra o crime, mas os motivos disso acontecer , o porque da corrupção da cidade. Temos a volta de Bruce ao lar , temos Gordon ainda como capitão, não comissário, a presença dá máfia, trazendo um background mais realista e contemporâneo para tudo aquilo feito antes.



Datas, mortes, mascaras e a máfia: as revistas que inspiraram os filmes



Se “Ano Um” trouxe as respostas para os “sobre o que, quem e aonde”, Longo Halloween e Vitória Sombria trouxe a resposta a pergunta do “fazendo o que”. Toda a situação e estrutura narrativa do filme foi pega dentro dessas duas revistas.Vemos o surgimento do Batman (Ano Um/Begins) e fortalecimento do combate ao crime, paralelamente a decadência da máfia e o surgimento dos vilões bizarros (Longo Halloween/Vitoria Sombria/The Dark Knight).

Assim como o noir, as 3 revistas apresentam vários elementos de outros gêneros.Temos em especial o clima mafioso apresentado em Poderoso Chefão, assumidamente usado nas historias de Jeph Loeb, assim como o suspense e o terror dos assassinatos em serie, que remetem a filmes neo-Noir como Seven, outros filmes que podemos citar como espelho para as revistas, em especial Ano Um, seriam Dirty Harry, Taxi Driver e pitadas de Sam Peckinpah com seu “Traga a Cabeça de Alfredo Garcia”, alem dos clássicos elementos das revistas de super heróis.

Por enquanto quem predomina como base das historias é Longo Halloween, que ganhou destaque principalmente em Cavaleiro das Trevas, graças a Harvey Dent e sua luta contra o crime.Pedaços de certos elementos de Ano Um e Vitoria Sombria também estão presentes neste filme,como a cena final do Duas Caras (retirada e adaptada de uma das cenas finais do Ano Um) e a Unidade de Crimes Hediondos (baseada em um grupo policial que Gordon montou em Vitoria Sombria), assim como Begins se foca mais em Ano Um e tem certos elementos de Longo Halloween. Agora vamos começar a falar sobre os filmes.

Morcegos, nomes, símbolos e a ideia de justiça personificada

Na ultima frase de “O Falcão Maltes” (1941) o personagem de Humphrey Bogart (Sam Spade) é questionado sobre o que seria o Falcão. Ele responde que “é aquilo que os sonhos são feitos”. Neste caso o sonho de ouro, de riquezas, ostentação, do desejo de poder viver sem preocupações, o símbolo de um sonho de vida. E neste caso, o que seria o símbolo do Morcego, e o nome dos Wayne, dentro desses filmes?


Alfred cita o que acontece depois da morte dos pais de Bruce na cena do jatinho em Batman Begins. Resumidamente, a cidade que vivia no caos, e que Thomas Wayne (Linus Roache) tentava ajudar acaba assim por o matar, e a morte dele e de sua esposa se tornou uma cicatriz na historia da cidade, fazendo que os ricos e poderosos tentarem dar uma sobrevida sem solução para Gotham, cenário da história que é um personagem tão importante como qualquer outro no filme.

No caso os Wayne são um símbolo forte que representa entre a alta sociedade a noção de humildade, justiça e solidariedade que, no ponto de vista de Bruce Wayne (Christian Bale) a alta sociedade perdeu. Sua performance como playboy milionário é exatamente isso, uma caricatura do que Bruce pensa dos ricos de Gotham. Ele age com indiferença os problemas da cidade, procurara sair com as garotas mais bonitas, comprar tudo que vê pela frente sem se preocupar com nada. Alguns desconfiam de suas ações exageradas, como Earle (Rutger Hauer), atual dono das empresas Wayne. Mas vai ser essa mesma empresa a decisão de colocar Lucius Fox (Morgan Freeman) no cargo de diretor que vai trazer respeitabilidade ao Bruce, e novamente mostra os Wayne como uma força poderosa na cidade, não só do que Bruce pode fazer a economia da cidade, mas a filantropia de que cedo modo ele começa a fazer em TDK, e distanciando da constante comparação do que seus pais eram e criando assim sua própria identidade perante a cidade.


Também podemos relacionar essas ações de “playboy exagerado” com a máfia, porque sua corrupção pode oferecer tudo isso, como mostra a primeira cena com Carnime Falcone (Tom Wilkinson), onde temos varias pessoas de média/baixa renda aproveitando os prazeres dos considerados “ricos”, ganhando dinheiro por trabalho sujo e garotas bancadas pelo mafioso. Ele fazem durante muito tempo o crime valer a pena, e se tornar uma coisa banal na cidade, como cita Falcone em uma das cenas de Batman Begins “ Isso é Gotham, as pessoas são assaltadas todos os dias da volta de seus trabalhos”.

No caso do Batman e do símbolo do morcego em si, Bruce se utiliza do seu medo de infância. O morcego, acima de tudo, foi o primeiro contato de Bruce com esse sentimento, o medo, e também condutor para outro sentimento, a culpa, neste caso de se achar responsável pela morte de seus pais. Quando mais velho, após ver o assassino de seus pais, Joe Chill (Richard Brake), ser morto, percebe que sua vingança deixa de ter sentido, sendo assim, sua vida deixa de ter sentido. Graças a uma turbulenta conversa com Rachel Dawes (Katie Holmes), ele decide tirar satisfações com Carmine Falcone, mas percebeu que não podia enfrentá-lo sem sofrer conseqüências, afinal como o mafioso aponta,o medo que ele conhece é somente o medo interior, ele não sabe suas implicações no resto do mundo e nas pessoas, e como ela comanda a vida das pessoas.Dai a sua decisão de viajar o mundo para conhecer e dominar esse medo, esse monstro interior, para fazer algo de positivo.

Alias, medo também é um símbolo forte dentro dos filme do Batman de Nolan. Ele é o principal fio condutor das movimentação de heróis e vilões. O Espantalho (Cillian Murphy) usa o medo literalmente como arma e para obter domínio absoluto da mente sobre o corpo.O Coringa (Heath Ledger) se considera um “agente do caos”,um distribuidor de anarquia usando o medo.O medo está presente nas pessoas, na omissão delas de fazer algo.O medo deixa o capitão Gordon sem opção do eu fazer e de quem ajudar. Bruce utiliza a imagem do “homem morcego” para haver uma mudança de valores, transformando o elemento assustador em símbolo de esperança para o povo e em símbolo de medo para os corruptos. Batman usa o símbolo do morcego sem preocupação principal com o físico,e os acidentes que lhe podem ocorrer, afinal ele treinou para superar isso, mas sabendo que se sua missão não for sucedida em vida, alguém usará o que ele criou para continuar com sua luta contra o crime.


Outro personagem do qual tem uma simbologia importante é Harvey Dent (Aaron Eckhart), que tem como símbolos em diferentes fases de sua vida a moeda de prata e a arma.A moeda de prata lhe pertencia ao seu avô, e possui duas faces iguais de “cara”, sem “coroa”, do qual Harvey usava como símbolo de sua filosofia devida, onde ele fazia sua própria sorte.Mas sua busca incansável por justiça o fazia a ir a extremos algumas vezes, e a moeda virava balança moral quando ele estava no limite.Quando Rachel (Maggie Gyllenhaal) morre, a moeda passa a ter duas faces, assim como a deformidade causada a Harvey, e ele percebe que não tem controle nenhum sobre sua vida.Quando o Coringa (Heath Ledger) lhe entrega a arma, ele não só transforma Dent em um ás na manga em seu plano como também passa metaforicamente a tocha da anarquia apara que ele agora cause seus próprios estragos a a partir da “filosofia da sorte”, que decide a vida no cara e coroa.

No fim das contas,símbolos no gênero Noir representam as nossas vontades.Se o Falcão Maltês representa riqueza e orgulho, a mulher no quadro em The Woman in the Window representa desejos de certo modo reprimidos, o símbolo do morcego representa justiça e uma distorção do que seria o medo,antes espalhados para todos, agora em defesa dos inocentes contra os culpados, podendo assim também ser um símbolo de punição contra o mal. Muitas vezes no Noir a posição das atitudes do personagem o destaca entre as pessoas, o transformando assim em um símbolo, um exemplo a ser seguido.Por mais que ele possa ser ferido ou morto, o exemplo dele sempre vai estar na memória de quem acompanhou aquilo tudo e sua historia provavelmente será passada de boca a boca. O Noir está cheio de exemplos de pessoas que lutam contra uma ordem vigente corrupta, ou uma situação que precisa se fazer o que outros não ousariam, o diferencial aqui é o símbolo que não é de certa forma uma pessoa literal, mas pode ser incorporado por aqueles que seguem sua filosofia.

Na próxima parte do editorial: Harvey Dent! Rachel Dawes! ARKHAM!

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