quinta-feira, 30 de maio de 2013

Batman in Rio



Batman in Rio
Por Paulo Chacon.

Em março de 1993 chegava as bancas brasileiras o especial Batman no Brasil, onde o morcegão vinha até o Rio de Janeiro atrás da vilã Dama de Copas.  Chegando aqui, Batman se depara com meninos de rua que apresentam um estranho comportamento, lembrando zumbis e enfrenta um esquema de contrabando de uma nova droga à base de uma raiz indígena, tudo comandado pelo vilão Idiota, um homem desequilibrado e psicótico que comanda uma realidade utópica gerada pelo uso da droga, o Mundo Idiota.


Não é uma das melhores histórias do morcego, mas é interessante. Mostra como somos vistos por outras nações, de maneira um tanto equivocada se tratando de geografia, como a existência de um templo indígena bem no Rio de Janeiro. Temos, entre outras curiosidades, um delegado brabo, que não quer o Batman na cidade maravilhosa de modo algum. Cheia de reviravoltas e mortes, a trama foi escrita por Peter Milligan e com ilustrações dos mestres Jim Aparo e Norm Breyfogle a história saiu nos EUA em quatro partes em 1991, mas aqui no Brasil virou um encadernado especial com capa exclusivamente brasileira ( o que tornou esta edição mais especial ainda). 


A década de 90 é uma época saudosa para os fãs do morcego. O sucesso dos filmes, do desenho e os lançamentos da Abril Jovem marcaram a vida de muitos fãs. Especiais como este esgotavam facilmente das bancas e ainda tinha a publicidade, com cartazes colados nas bancas anunciando os especiais do mês. Quem nunca pediu aquele poster ou cartaz ao jornaleiro?  Falar de BATMAN NO BRASIL relembra essa década saudosa. E, para finalizar, as palavras do proprio morcegão sobre o Rio:

 "A cidade nunca dorme. Como gotham, só que mais quente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário