terça-feira, 23 de agosto de 2011

1989 – O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS BAT-VIDAS (NO CINEMA - PARTE 1).

 
           EM MEADOS DE NOVEMBRO DE 1988, AOS 12 ANOS DE IDADE, FIQUEI SABENDO, ATRAVÉS DE UMA COLUNA DE CINEMA DO JORNAL “O GLOBO” SOBRE A PRODUÇÃO DO LONGA-METRAGEM BATMAN. IMEDIATAMENTE FUI TOMADO POR UMA MISTURA DE ANSIEDADE E EXPECTATIVA QUASE INCAPACITANTE. AFINAL (ATÉ AQUELE MOMENTO) AS MINHAS BAT-REFERÊNCIAS ERAM ORIUNDAS DA SÉRIE DA DÉCADA DE 60, QUADRINHOS E DESENHOS (SUPER AMIGOS E AFINS). E DEPOIS DE ASSISTIR NO CINEMA A VERDADEIROS CLÁSSICOS DO GÊNERO COMO: SUPERMAN 1 E 2; O IMPÉRIO CONTRA-ATACA; O RETORNO DE JEDI; OS GOONIES, POR EXEMPLO... IMAGINAR O MORCEGÃO NA TELONA, DANDO PORRADA EM BANDIDO, FUGINDO DE ARMADILHAS DE MENTES CRIMINOSAS COMO O PINGUIM, INVESTIGANDO CRIMES DE CUNHO DÚBIO, FUGAS CORINGUESCAS DO ASILO ARKHAM OU CHARADAS MORTALMENTE ELABORADAS, ERA DE FAZER PIRAR QUALQUER FÃ.
    
             EMBORA EU CONHECESSE OUTROS ADMIRADORES DE QUADRINHOS, NÓS NÃO TINHAMOS A DIMENSÃO DO QUE ERA O PODER CINEMATORGÁFICO DO ICÔNICO HOMEM-MORCEGO.
              O SOFRIMENTO SE INTENSIFICAVA COM O PASSAR DOS MESES, DEVIDO A FALTA DE NOTÍCIAS E DE NOVIDADES SOBRE A PRODUÇÃO, POIS, À ÉPOCA NÃO TINHAMOS INTERNET, E AS POUCAS REVISTAS ESPECIALIZADAS NEM SEMPRE ABORDAVAM O BAT-TEMA.
               ALGUNS PRIVILEGIADOS COM PARENTES OU AMIGOS QUE RESIDIAM NOS EUA, CONSEGUIAM TER ACESSO A INFORMAÇÕES UM POUCO MAIS QUENTES. MAS ESTAS FONTES NÃO ERAM MUITO CONFIÁVEIS, E, ÀS VEZES ALGUMAS INFORMAÇÕES SOAVAM CONFUSAS E ATÉ CONTRADITÓRIAS COMO QUANDO FOI DITO QUE A KIM BASINGER TERIA SE FERIDO DURANTE AS FILMAGENS E SERIA SUBSTITUIDA, NA VERDADE FOI O CONTRÁRIO E A LOIRASSA ENTROU EM CENA PARA OCUPAR A VAGA DEIXADA POR SEAN YOUNG (BLADE RUNNER).
               NAQUELA ÉPOCA EU NÃO TINHA MATURIDADE NEM PERSEPÇÃO CRÍTICA DE HOJE, POR TANTO, A ESCOLHA DO ELENCO ENCABEÇADO PELO NANICO (PORÉM TALENTOSO) MICHAEL KEATON PARA O PAPEL DE BATMAN/BRUCE WAYNE, ME CAUSOU ESTRANHEZA, MAS NÃO REPULSA, COMO EM MUITOS FÃS.
               A PARTIR DE 1989 A COISA COMEÇOU A MUDAR, E A DIVULGAÇÃO COMEÇOU A SE INTENSIFICAR AO REDOR DO MUNDO, E ATÉ REDES DE TV FALAVAM NO ASSUNTO, DANDO A DEVIDA IMPORTÂNCIA.
                FOI QUANDO, EM UMA TARDE DE SÁBADO, NO EXTINTO CINEMA METRO BOAVISTA, NA CINELÂNDIA (RIO DE JANEIRO) NA ILUSTRE COMPANHIA DA MINHA MÃE, DURANTE A PASSAGEM ENTRE TRAILERS, O LOGO DA WARNER APARECEU (ATÉ AÍ NÃO ME DISSE GRANDE COISA)... SÚBITO A ESCURIDÃO TOMOU CONTA DA SALA, INSTINTIVAMENTE SEGUREI NO BRAÇO DA POLTRONA, ENTÃO NUM CRESCENDO QUASE DIABÓLICO, RUFARAM TAMBORES E UMA NAVE EM FORMA DE MORCEGO APARECEU SOBREVOANDO UMA CIDADE GÓTICA E SOMBRIA... A TRILHA SONORA SE INTENSIFICOU E DAVA O TOM DO QUE SERIA MOSTRADO. CLARO QUE FIQUEI PASMO... O NEGÓCIO ERA MONSTRUOSO, ERA FANTÁSTICO, ERA BATMAN!
                DAÍ EM DIANTE O MUNDO DEIXOU DE SER REDONDO E SE TRANSFORMOU NUMA ENORME ELÍPSE DOURADA COM UM MORCEGO NO MEIO...
NASCIA A BATMANIA.



UMA FEBRE CONTAGIOU A TODOS QUASE QUE INSTANTÂNEAMENTE, DE UM TUDO SE VENDIA COM A MARCA DO MORCEGO, CAMISAS, BONÉS, LANCHEIRAS, CUECAS, DISCOS, LIVROS, ROUPA DE CAMA, BRINQUEDOS...



            AS RUAS FORAM TOMADAS POR OUTDOORS COM O LOGO DO FILME E OS NOMES DE JACK NICHOLSON E MICHAEL KEATON.
             O MORCEGO TRONOU-SE ONIPRESENTE E O MUNDO SUA GOTHAM CITY. OUSARIA DIZER QUE NEM OS EXECUTIVOS DA WARNER, NEM OS ENVOLVIDOS NA BAT-PRODUÇÃO, TINHAM IDÉIA DO QUE FOI CONCEBIDO NAQUELE ANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário