terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Grant Morrison faz texto sobre sua trajetória com o Batman!


Amado por muitos (inclusive por aquele que vôs escreve), odiado por outros, é inegável que a era encabeçada por Grant Morrison nas bat-revistas fez hsitórias. Com uma serie de clássicos encabeçada por 'Batman e Filho', 'A Luva Negra', 'R.I.P', 'Batman e Robin', 'O Retorno de Bruce Wayne'e 'Batman INC', Morrison trouxe um Batman que explorou de fato as capacidades de seu simbolo e mostrou que Bruce Wayne também é um über-man em seu próprio sentido especial. Em um texto liberado pela DC Comics, ele comenta a dura despedida, confira:

"Mal suspeitava que quando aceitei a tarefa de escrever BATMAN em 2006 que eu ia acabar gastando os próximos seis anos da minha vida escrevendo a história mais longa e continuada em quadrinhos que eu já havia tentado. Pensei que tivesse dito mais do que eu tinha que dizer sobre o personagem com Arkham Asylum, Gothic e as aparições de Batman em 'Liga da Justiça'. Claramente, eu estava errado.

O plano original era para 15 edições, fechando com Batman RIP, mas algo aconteceu ao longo do caminho e, como eu estava pesquisando a rica história do personagem, fiquei fascinado pela ideia de que todas as histórias de Batman foram de alguma forma verdadeiras e biográficas - do selvagem, jovem, pulp estilo "figura estranha do escuro" de seus primeiros anos, através da figura sorridente, paternal dos anos 1940 e do cruzado proto-psicodélico dos anos 50, o detetive super-herói dos anos 60, o aventureiro  globetrotter de peito peludo da década de 70, para o vigilante brutalmente físico anos 80 e o nervoso e paranoico soldado dos anos 90.

Ao tomar sua história editorial inteira como a história de sua vida, eu era capaz de se aproximar Batman a partir de um ângulo diferente e o caráter multifacetado do que foi revelado a partir dessa decisão se tornou o assunto de minha história. O que teria de fazer para tornar este homem real, abordar tudo isso de forma realista? Este era um homem que tinha salvado inúmeras vidas, enfrentam perigos inumeráveis, e mesmo impedido a destruição do próprio mundo. Este foi um mestre de artes marciais, meditação, yoga, dedução e chefe de grandes empresas. Este era um homem que havia domado e dominado seus demônios e transformou sua tragédia pessoal em uma cruzada implacável humanitária.

Para levar a sério aquele homem, eu tinha de jogar fora algumas das idéias aceitas sobre o que é o Batman: como um solitário semi-desequilibrado, essencialmente sem graça lutando com raiva e culpa. A totalidade de sua história e as realizações feitas fazem que esse retrato dado a ele pareça limitado e pouco convincente, então em vez disso, meu Batman era um super-herói verdadeiro, que está no auge de seus poderes e no pico das suas capacidades, cercado por uma rede de amigos e associados, todos os quais tinham foi inspirado por sua liderança.

Eu escolhi para construir a minha história em torno do trauma básico, o assassinato de seus pais, que se encontra no coração da gênese de Batman. Pareceu-me que seria uma parte de Bruce Wayne que se ressentia de seus pais por deixá-lo e, especialmente, ele se ressente por seu pai  não ter sido o Batman naquela noite, então os vilões principais eram uma figura arquetípica de "pai mau" na forma de Dr. Hurt e uma "mãe dark" na forma de Talia, nossa vilã para os capítulos finais da história (de Batman INC).

Este tema principal das famílias danificadas e arruinadas estava mais em evidência  na criação de Damian, o "Filho do Batman", primeiro personagem a ser reconhecido no cânon. Em muitos aspectos, esta tem sido a história de Damian, tanto quanto tem sido a história de Bruce Wayne, e é uma história que teve seu fim planejado há muito tempo - para o filho poderia ter a esperança de substituir um pai como o Batman, que nunca morre? E passando por 'Batman', 'Batman and Robin', 'Return of Bruce Wayne' e 'Batman Inc.', essa história finalmente chega ao final.

Quero agradecer a todos os artistas que trabalharam comigo por toda essa trajetória -Andy Kubert, JH Williams, John Van Fleet, Tony Daniel, Ryan Benjamin, Lee Garbett, Frank Quitely, Philip Tan, Cameron Stewart, Andy Clarke, Frazer Irving, Scott Kolins, Chris Sprouse, Ryan Sook, Yanick Paquette, Georges Jeanty, David Finch, Scott Clark e claro, Chris Burnham. Agradelo também aos aos arte-finalistas, coloristas e letristas e aos meus editores incansáveis, e aos leitores que se juntaram à festa e contribuiu para os debates instigantes e análises online.

A conclusão dessa história finalmente chega, com apenas quatro edições mais a serem lançadas. Quatro edições que levam Batman para lugares escuros que ele nunca teve que visitar antes. Quatro edições e eu acabo meu trabalho por aqui, enquanto Batman continua ativo em  inimagináveis ​​aventuras futuras. Ele ainda vai estar aqui durante muito tempo depois que eu estiver morto e esquecido, muito tempo depois de todos nós ,indo e vindo, ainda haverá Batman. Tem sido uma alegria e um privilégio de passar tanto tempo na companhia do maior personagem da cultura pop, mas vou me sentir estranho ao acordar e não ter a calma de Bruce Wayne, comandando, sempre tão ligeiramente com sua voz cínica na minha cabeça.

Afinal, o Batman dura eternamente...

Grant, Escócia, Dezembro de 2012"

Nenhum comentário:

Postar um comentário