sexta-feira, 30 de maio de 2014

Review: Mulher Maravilha - Hiketeia

Publicado originalmente no site Climax. Texto escrito por Diogo Oliveira.



Hiketeia na antiga mitologia grega seria quando alguém cria com você uma relação de dependência mutua com alguém que fez algo muito errado, um crime por exemplo. Você direitos e deveres com essa pessoa, assim como a culpada também tem esse direito. Mas como em toda tragédia grega, o drama é constante e o caos é iminente...

Mulher Maravilha: Hiketeia é uma historia escrita pelo grande Greg Rucka (Mulher Maravilha Vol 2, Gotham Central) e desenhada por JG Jones (52, Y: O Ultimo Homem) e foi publicada originalmente no ano de 2002, e ainda é uma das melhores histórias da Mulher Maravilha não só da década passada mas de todos os tempos.


A trama mostra quando uma jovem chamada Danielle Wellys procura Diana, agora não só uma super heroína mas também embaixadora de Themyscera no mundo dos homens, pedindo a Hiketeia, uma proteção contra crimes em troca de tratamento justo e mutuo entre as partes. Diana, seguindo as tradições fielmente, aceita, sabendo que as terríveis Fúrias querem trazer a sua punição a garota e a Mulher Maravilha, de certo modo. Mas o que ela não sabe é que os crimes de Danielle foram feitos em Gotham City, território do Cavaleiro das Trevas, e Batman não vai desistir tão facilmente de levar a jovem a justiça.



Temos no caso uma historia que define bem a Mulher Maravilha como aquela que está entre Os Melhores do Mundo (nem o site, nem o grupo humorístico, estou falando do Batman e Superman), mostrando que uma heroína que age com o coração mas que respeita as leis sobre ela impostas. Respeitando a Hiketeia, a Mulher Maravilha procura respeitar as tradições e fazer que ambas cumpram o seu acordo.


Por outro lado temos a presença do Batman, representando a justiça dos homens moderna,e de certa maneira cega, que procura só punir sem se importar com os motivos da pessoa, ela esteja errada ou não. Alias por muitas vezes Batman nesta serie é utilizado como o elemento ardiloso a história, mostrando mais ou menos que o Homem é capaz de fazer coisas mais baixas pra ver seu objetivo cumprido.


E pra completar, temos as Fúrias, buscando sangue dos culpados e a dor daqueles que os ajudam, assim como também espera um minimo vacilo para que elas ataquem e se alimentem da carne daqueles que não cumprem sua palavra. mas como Diana descobre ao longo da historia, as vezes a maior dor não é necessariamente a física. As 3 Fúrias se diferenciam pela maturidade de ambas, e pequenos detalhes entre elas remetem outras vilãs da Mulher Maravilha. Se você leu 'Odyssey', dá pra fazer uma comparação com as Hysminai, as guerreiras renascidas.


A relação entre Diana e Danniele tem facetas de amizade, servidão e devoção, já que Danniele sempre foi fã da heroína e estudou profundamente a mitologia e cultura gregas, e por isso mesmo ela seguiu a leis de antigamente. E o lado e a opinião de Diana em relação a isso é que não se pode aplicar as leis de antigamente de maneira literal do jeito de hoje, mas usar os ensinamentos de outrora hoje em dia, junto com a ideia do herói clássico que foi a base para praticamente todos os personagens da DC Comics, de que os bons devem ser defendidos,e se possível, aqueles que fizeram algo de errado merecem uma segunda chance.

Nota : 9.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário