sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Batman Beyond: O Futuro do Homem Morcego nos Cinemas

Editorial feito por Diogo Oliveira.


Acabou.Depois de uma jornada de 10 anos cheios de alegrias, tristezas e sucessos, a grande história da trajetória de Bruce Wayne como Batman contada pelo diretor Christopher Nolan acabou de maneira brilhante em The Dark Knight Rises. Mas apesar que a história de Bruce Wayne ter acabado ali, uma das grandes mensagens do filme é que Batman é imortal, um simbolo eterno. Não importa como e onde, Batman terá que continuar. E nesse editorial, direi minhas opiniões sobre o futuro do personagens nas telas e suas múltiplas opções baseado nas realidades na situação.

And introducting the sensational character find of... The Dark Knight Rises!

Eu já disse em setembro do ano passado (e que acabou acontecendo) o personagem de Joseph Gordon-Levitt em TDKR acabou sendo o Robin, mais especificamente a interpretação de Christopher Nolan ao personagem. Sem mostrar eles individualmente e criando um amalgama das personalidades d Dick Grayson, Tim Drake e Jason Todd, Nolan conseguiu com Robin Blake criar uma imagem icônica do que o personagem realmente representa dentro do Bat-Universo, se despindo de todos os preconceitos possíveis em relação ao personagem. Uma das fortes razões que eu acredito/quero que a Warner conte a história de Robin Blake e que, em primeiro lugar, pela trilogia do Nolan ser tão boa do jeito que é, recomeçar do zero mostrando mais do mesmo (no caso as origens do personagem) vai ser muito complicado. Além disso, temos em  'Man of Steel'  a possibilidade de termos um Universo DC  nos cinemas, e se em 'Man of Steel' der certo, provavelmente o tom do Nolan será levado a liga da Justiça, e consequentemente ao resto do UCDC.Então, mostrar um novo Bruce Wayne em JLA com o estilo do Nolan vai soar como cópia barata, a não ser que tragam uma interpretação bem diferente do personagem.


Mas quando falo em ter um 'estilo Nolan', é importante frisar que não consta em ser "dark, realista e pé no chão", isso são características especificas do diretor. Quando eu falo em estilo Nolan do jeito que foi utilizado na trilogia do Cavaleiro das Trevas, eu falo de você mostrar um herói das HQs num mundo real, o simbolismo de uma pessoa que faz feitos fantásticos mostrando como suas ações afetam aquele mundo, as pessoas com que ele convive, a si mesmo e o que ele defende. É importante manter isso em mente mesmo quando for ver o novo filme do Superman ano que vem, para podermos ter uma confirmação se outros diretores trabalhando em cima dessa ideia pode ser algo funcional ou não.


Mas voltando a Robin Blake, acho que um dos motivos mais interessantes de explorar esse lado são as possibilidades. Robin é um personagem tão velho quanto o próprio Batman, e se pegar os 3 principais personagens que usaram o uniforme, tem uma infinidade de possibilidades com que trabalhar . Você tem novas possibilidades de se trabalhar com os principais  dos vilões clássicos do Batman de maneira diferente, utilizar vilões e aspectos doas personalidades do Robin, Asa Noturna, Capuz Vermelho e do Batman na época que Dick Grayson assumiu o uniforme, até mesmo do Bruce Wayne de terras paralelas, indo até mesmo para Terry Mcginnis.Imagine Batman enfrentando Azrael, Arrasa-Quarteirão, Rei Kobra, A Mão Negra, Slade Wilson (o Exterminador), Anarquia, Mascara Negra, Silêncio entre outras infinitas possibilidades.E ainda por cima, acho que no aspecto criativo, seria uma honra, um prazer e um desafio para qualquer um recriar o Batman sem a presença do Bruce Wayne.


Porém, temos outros problemas externos.Apesar de a Warner ter dito que Nolan e sua mulher, Emma Thomas, entrariam como produtores-supervisores do "reboot" dos bat-Filmes (seja lá o que isso signifique de fato), o próprio Nolan disse que já se afastou de vez dos filmes do Batman, então essa situação de produtor no reboot ainda está bem mal resolvida.E em relação a Joseph Gordon-Levitt, apesar de estar extremamente honrado em ter participado do ultimo filme, achou que o seu final não necessariamente quer dizer que irá dar continuidade a outra coisa, e os poderes de fazer isso acontecer estão nas mãos de pessoas muito acima dele.Porém, o ator disse que se tivesse uma oportunidade de voltar, ele faria, dependendo da qualidade do roteiro.

Batman & Liga da Justiça

Bem, é inevitável como a morte: haverá um filme da Liga da justiça a ser lançado em 2015 (no máximo).Devido as duvidas e expectativas ao sucesso dos Vingadores, e pelo estúdio ter recuado a produção de 'Justice League: Mortal' para favorecer 'O Cavaleiro das Trevas' de Christopher Nolan, o filme deixou de sair em 2009 e abriu espaço para a Marvel realizar o filme de sua super-equipe e faturar horrores com isso.Então o lento desenvolvimento de um novo projeto envolvendo a equipe, que diferente do que você possa pensar já estava sendo feito, mas num ritmo bem lento, passou a se tornar acelerado e agora é uma corrida contra o tempo não só para fazer um filme, mas devido as comparações inevitáveis, em fazer um filme muito bom e que ao mesmo tempo seja diferente de seus rivais em termos de tom e narrativa.


Mas focando o que interessa, como deveria ser o Batman em JLA? Se colocarmos Robin Blake na equipe como Batman, dará oportunidade de expandir ainda mais o personagem e aproveitar das interações dos Robin com esses outros personagens para servir de base inicial para desenvolver o herói dentro da trama.Mas acho que a presença de Bruce Wayne dentro da Trindade essencial para fazer a ideia de Liga da Justiça funcionar.Batman precisa ser o elemento de atrito, que até Robin Blake pode trazer, mas não sem o impacto que Bruce poderia causar. Além de que dependendo do vilão escolhido para o filme (Rao, faça que seja Darkseid) há MUITO a se explorar da maneira de que como ele encara o ataque desses vilões que não necessariamente estariam entre aquilo que esse considera mundano.


Além disso,a forma que ele deve ser colocado tem que ser bem cuidadosa, pra não cair naquele velho clichê de "sou solitário demais para trabalhar em equipe". O  que seria legal é mostrar Batman já atuando como vigilante a muito anos antes do aparecimento do Superman (como acontece agora nos 'Novos 52'), o que invoca as idéias da Serie Animada, e especialmente por ele ter tentado manter ter uma equipe própria, com consequências trágicas.E quando eu falo isso, quero na verdade dizer:


Você ter um Batman que falhou em tentar manter uma equipe, ou até mesmo seu próprio sentido de família, pra mim poderia uma interpretação muito mais interessante de  porque até aquele momento ele parece ser alguém que evita trabalhar em conjunto, porque ele entra relutantemente na Liga e até mesmo como ele passa a enxergar a equipe depois que se torna um de seus lideres ( como um instrumento megalomaníaco de escala global contra o crime, baseado no que é mostrado em 'Justice League #0' de Brad Meltzer ). Sairia do obvio e ao mesmo tempo seria uma interpretação diferente do personagem, que abriria outras brechas a se trabalhar no filme solo dele.

'Batman agora está em todo lugar, não há como escapar'

Bem, partindo da premissa que Bruce Wayne estará na Liga da Justiça, não haveria nenhuma ligação com com os filmes do Nolan, e que tentou criar sua própria equipe e falhou no processo, porque não haver uma segunda chance e numa escala maior? Grant Morrison se utilizou do imenso sucesso e relevância que Batman possui no mundo de hoje e criou a Batman INC, que basicamente é uma subdivisão criada pela Wayne Enterprises para apoiar Batman e todo herói que ele encontrar pela frente para combater o crime em escala mundial.Dá pra fazer isso num filme e seria legal pra caramba, podendo substituir o Leviatã ( e Talia, que acabou de ser vilã de TDKR) pela ordem de são dumas, pelos Kobras ou seja lá o que for.


OK, quer manter a ideia de equipe numa escala menos? Pode-se pegar outro conceito de Grant Morrison, utilizado dessa vez na maxi-serie '52', em que Bruce e a BatSquad reunida dá uma volta ao mundo não só para curar suas feridas como indivíduos, mas como equipe.Possibilitaria trazer outros personagens que ainda não aparecem em versão live action (como Asa Noturna,Black Bat, Stehapnie Brown como Batman,Oráculo), ou manter esse mesmo esquema só que em Gotham, se baseando nos arcos 'Gates of Gotham' e 'Noite das Corujas'. Posso até estar martelando a mesma tecla, mas acho importante não mostrar novamente as origens do Batman e trazer algo realmente novo comparado aos anteriores.E a ideia mais inédita que eu penso em relação a filme (e especialmente depois de termos um Batman trabalhando em equipe na Liga da Justiça) é trazer Batman comandando numa equipe feita especialmente para ele.E no futuro quem sabe se não rola um 'Batman and the Outsiders'?



Mas o mais importante de tudo, seja qual for que a Warner for seguir é: respeito com seu publico e fãs do personagem SEMPRE e uma história que realmente traga algo para o publico se relacionar, não só fazer um filme na esperança de conseguir arrancar o nosso dinheiro. vamos esperar ver o que o futuro nos reserva, e seja qual for, você saberá com detalhes no Batmania Rio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário