quarta-feira, 27 de março de 2013

Uma Gata Para o Morcego!



Uma Gata para o Morcego!
Por Paulo Chacon e Arildo Ricardo.

Não é segredo a aventura que a atriz Sean Young fez de ir fantasiada de Mulher-Gato até os estudios Warner atras do diretor Tim Burton, para ganhar o papel da felina vilã de Batman O Retorno. Fato este narrado nos jornais de fofocas e tabloides americanos nos primordios dos anos 90. Com o passar do tempo as fotos e as filmagens desta façanha sumiram, mas agora nosso colaborador Arildo Ricardo desenterrou um video e fotos de um dos momentos mais inusitados da filmografia do nosso ilustre morcego;


Dizem as lendas que o diretor Tim Burton e o ator Michael Keaton se esconderam no estudio. O envolvimento de Young com o morcegão é antigo: ela seria a Vick Vale do primeiro Batman, mas durante as filmagens se acidentou em uma queda e ficou de fora do bat-filme. Mas em 1991 ela ainda estava disposta a participar de um longa metragem do morcego, por isso essa confusão toda. Burton nunca quis comentar com detalhes o assunto, mas falou brevemente sobre o caso no DVD especial de Batman: O Retorno lançado em 2005. Agora fique com a Mulher-Gato, ou melhor, Sean Young no Joan Rivers Show:


 Arildo Mestre Ryu Ricardo lança o Bat-bumerangue

Toda essa pagação de mico da Sean Young é louvável. Batman é sem dúvida uma das franquias mais rentáveis da história do cinema, adaptada de uma história em quadrinhos. E na década de 90, a Batmania imperava a ponto de deixar atores e atrizes famosos à beira da loucura por uma vaga em algum Bat-filme. Até o Robin Williams já entrou nessa. Como os rumores a respeito de sua possível participação como o Charada, caso Tim Burton estivesse na direção de um terceiro filme.


O mais interessante nas vestimentas de Sean Young, como Mulher-Gato, é perceber que a cor preta e a roupa colante já remetiam o conceito original do uniforme vestido pela Michelle Pfeiffer. O visual da roupa e a estrutura da máscara, tampando apenas o rosto, mistura elementos do Batman de Tim Burton e o usado pela Mulher-Gato da série de TV da década de 60 (onde a intérprete foi marcada pela ex-miss E.U.A. : Lee Meriwether). Os traços são mais suaves na máscara, principalmente na orelha pontuda, em comparação ao do filme de 89.

Até aquele momento a maior referência que se tinha sobre uma Mulher-Gato em carne e osso era a da série de TV da década de 60. É notável a influencia de Young em sua improvisação no programa de TV como é possível também encontrar algum vestígio durante o programa na íntegra.

Young poderia provavelmente nos trazer uma Mulher-Gato de interpretação mais teatral.  Ser má e sensual com uma certa graça, à moda antiga, ao invés da sensualidade de fera fatal/ ferida de Pfeiffer.


No programa, Young parecia atuar com certa sutileza felina em suas movimentações e falas. Não que ela pudesse também ser uma Mulher-Gato sexy e fatal. Olhando por esse lado, é interessante observar a sua participação em Ace Ventura: Um Detetive Diferente. Onde é bem durona, fatal, sexy e aguça fetiches (mesmo que equivocados). Young poderia ter vingado como a gatuna, mas quem sabe?


Sem desmerecer a ótima e bela Sean Young, de qualquer forma, eu e muitos outros Batmaníacos, ficamos agradecidos por Deus nos trazer a ótima Michelle Pfeiffer na pele de Selina Kylie/ Mulher-Gato. E que eu não trocaria por ninguém. No máximo, dividiria esse posto com a Anne Hathaway em questões de preferência.

Um comentário:

  1. É engraçado ver ela atuando desse jeito, parece que ela queria mesmo ser a Mulher-Gato! E em algumas características, realmente achei que ela lembra a Mulher-Gato anterior. Mas não tem como negar, a Michelle Pfeiffer ficou ótima no papel!

    ResponderExcluir