sexta-feira, 25 de julho de 2014

SDCC: Detalhes do painel em homenagem a Bill Finger


Apesar de Bob Kane ter sido inicialmente o criador do conceito do que se é o Batman, Bill Finger foi o responsável de fato pela criação do personagem como conhecemos, assim como suas principais características: a capa nega com o capuz, Gotham City, Comissário Gordon, entre muitas outras coisas. Porém, durante décadas a fio, ele nunca foi reconhecido como tal, muitas vezes porque o próprio Bob Kane dava cabo de eliminar as provas da participação da criação do personagem, mas graça ao trabalho de fãs e historiadores, cada vez mais se reconhece Bill Finger como o verdadeiro criador do Batman,e este painel em especial se trata de falar sobre o trabalho e legado de Finger. Veja os detalhes abaixo:

- Um vídeo foi exibido intercalando depoimentos da família Finger com algumas das interpretações de inúmeros personagens criados por Finger em outras mídias, como o Pantera, Lana Lang, Mr Freeze, Alan Scott (o Lanterna Verde), entre outros.

- Michael Uslan e o quadrinista Mark Evainer comentam com alegria as vezes que se encontraram com Finger.

- Jens Robinson, a filha de Jerry Robinson comenta o processo de trabalho da Bat-Equipe da época do pai e de Finger Ela observou que seu pai se juntou à equipe de Batman aos 17 anos, bem no começo do personagem. Bob Kane viu esboços do artista e juntou ele a equipe de criação do Cavaleiro das Trevas.

- Jens observou que Jerry foi o primeiro que tentou desenhar as histórias que Finger entregou. Foi notado que as vezes Jerry trabalhava diretamente com Bill na criação das histórias. Bob Kane teria sido desligado por conta própria na maior parte do tempo de trabalho da equipe criativa do Batman.

- Athena, neta de Bill Finger, nota que o avô era uma pessoa bem fechada e raramente aparecia publicamente, e as vezes nem conhecia seu companheiros de trabalho.

- Tom Andrae, biografo de Bob Kane, acrescentou que os scripts de Finger muitas vezes eram muito visuais em suas descrições de ângulos e adereços, muitas vezes até mesmo incluindo fotos, como por exemplo do ator Douglas Fairbanks, que ficou famoso interpretando Robin Hood, para mostrar que tipo de acrobata ele queria que o Batman fosse.

- Michael Uslan define melhor o trabalho de Bill Finger a principio: originalmente ele foi o co-criador e roteirista de Batman. Bill cuidava do visual, e assumiu o projeto de Kane e o modificou.

- Além disso Bill criou Gotham City, o "apelido" de herói como o Cavaleiro das Trevas, a Batcaverna e o Batmóvel.

- Além disso Finger escreveu o episódio do Rei Relógio de 'Batman 66' e sobre o pseudônimo de Willian Finger escreveu um episódio de um desenho antigo do Superman.

- Foi a partir da iniciativa de Arnold Drake com Mark Evanier que começou a busca pelo direito de reconhecimento do trabalho de Finger.

- Tom Andrae diz que Bob Kane, quando bem mais velho, sentia-se culpado por não dar crédito a Bill. Ele disse Kane aparentemente queria dar a Finger algum grau de crédito para criação de Batman após a morte dele em 1974, mas simplesmente nunca resolveu a questão antes de sua própria morte. Quando Andrae incluído o material sobre Finger na biografia, Kane disse a ele: "Há muito a se tratar com Bill aqui." Mas é aquilo né? Falar é fácil, fazer que é difícil...


Athena Finger e Ben Finger, neta e bisneto de Bill Finger, recebendo o póstumo Ink Pot Awards em nome de seu avô.

Fontes: Comics Alliance, Comics Beat

Nenhum comentário:

Postar um comentário