segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mc Lanche Infeliz Batman O Retorno...

'' Os pais confiam no Mc Donald´s. Então porque o Mc Donald´s promove um filme para crianças pequenas que está cheio de violência gráfica gratuita?''
Essa foi uma pergunta da Fundação Dove, uma organização cristã, ao grupo McDonald´s. Após o lançamento de Batman O Retorno nos cinemas americanos em junho de 1992, diversas criticas e reclamações como esta começaram a ser enviadas aos jornais e revistas. O contexto sombrio do filme aliado ao seu enredo pesado e melancólico do menino deformado, abandonado pelos pais em pleno natal, que se junta a mais dois excluidos sociais e psicologicamente perturbados seres nas soturnas ruas de uma grande cidade bem no periodo natalino não agradou os pais e seus filhos além de outros representantres sociais. Hoje, esse contexto não choca tanto; diversos filmes do gênero são mais impactantes e sombrios que Batman O Retorno e não há queixas em jornais ou outras midias. Mas não se trata do filme, se trata do periodo.
Em 1992, as pessoas não esperavam isso. Ainda mais depois do final vibrante do Batman de 1989, heroico no alto do prédio frente ao bat-sinal. A lâmbida no rosto, o liquido negro escorrendo pela boca, os dialogos de duplo sentido... isso foi ruim. E para o Mc Donald´s, que fizeram inúmeros comerciais, mudaram pela primeira vez em sua história as embalagens de seus produtos oferiam brindes variados em diversas ofertas foi um péssimo negócio. chegou ao ponto do Mc Donald´s pedir desculpas a entidades como a fundação Dove.
A Warner também entrou na jogada, mas de maneira oposta, preservando seu produto alegando que não fez um filme para crianças e que não poderiam dizer ao Mc Donald´s a melhor maneira de promover seus produtos. Ou seja Batman O Retorno era um filme para maiores de 13 anos... mas quando o Mc Donald´s fez seus carrinhos em quem eles estavam pensando?
O resultado: Por causa da controvérsia e diversos protestos o Mc Donald´s parou de vender mercadoria do filme prematuramente. Seu representante disse que o cronograma de publicidade nacional para McDonalds-Batman Returns terminou em 2 de julho de 1992. Menos de um mês depois da estreia do filme.

2 comentários:

  1. Reza a lenda que alguns bilheteiros norte-americanos desencorajavam os pais que levavam seus infantes ao cinema para ver o filmne do Bátema pq consideravam a película violenta e inapropriada para os pequerruchos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, já ouvi isso também. fora inumeros protestos contra o uso de pinguins de verdade...

      Excluir