domingo, 3 de março de 2013

O sombrio KELLEY JONES


O sombrio Kelley Jones!
Por Paulo Chacon

Kelley Jones é um dos desenhistas mais inusitados do morcego. Aqui no Brasil sua arte pode ser vista nas capas da série a queda do morcego, lançada pela editora abril em 1995. Seu Batman tinha orelhas enormes e sua capa era longa, um manto escuro digno do Drácula. O visual era extremamente sombrio e fantasmagórico. Os fãs ficaram divididos: uns gostavam outros detestavam.  Lembro que o correio do morcego, saudosa seção de cartas da Abril Jovem, vivia cheia de discussões a respeito do trabalho de Jones.
 Depois de desenhar capas, passamos a ter histórias completas, em parceria com o escritor Doug Moench. Período este que foi de 1995 a 1998. Eram Histórias sombrias e sempre tinham uma certa dose de humor negro. A arte de Jones, às vezes caricaturava demais os personagens de Gotham. Mas por outro lado caia muito bem em personagens macabros, como o Espantalho e o legista Mortimer Gunt.

 Além de seus trabalhos com o cavaleiro das trevas, Jones desenhou outros dois grandes personagens da DC: Sandman e Deadman. Este último ganhou um visual extremamente pesado, um olhar magro e esquelético. Seu rosto, que antigamente parecia com a cabeça de um ser humano normal, com pele branca pálida, agora parecia uma caveira. Em 2008 Jones voltou para ilustrar Batman, desta vez em uma série de doze números intitulada Batman: Gotham after midnight, escrita por Steve Niles. E novamente em 2009, com uma série de cinco edições intitulada Batman: The Unseen, revivendo a velha (e ótima) parceria com o escritor Doug Moench. 
Recentemente saíram duas figuras da série Batman preto e branco esculpidas em porcelana fria por Ray Villafane. Pessoalmente falando, as figuras são espetaculares. Um grande tributo a polêmica arte de Kelley Jones, um dos desenhistas mais originais da década de 90.

4 comentários:

  1. Acho o trabalho do Kelley Jones simplesmente excepcional!!! É um artista que distorce e desconstrói sem tirar a essência dos personagens, principalmente do Batman, me lembro quando li pela primeira vez "Batman & Drácula - Chuva Rubra" e levei horas, dias maravilhado com a arte, eu folheava, folheava viajava no visual e depois que fui começar a ler... Seu trabalho é fascinante e fala alto a alma, seja para encantar ou apavorar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo. Um dos meus artistas favoritos de Batman

    ResponderExcluir
  3. PURA ARTE, SEU TRABALHO É FASCINANTE E SEU BATMAN PAVOROSAMENTE FANTÁSTICO... UM FILME DO ZACH SNYDER RESPEITANDO ESSE CONCEPT NO MELHOR ESTILO ESTÉTICO/CINEMATOGRÁFICO DO FILME "SIN CITY" SERIA UM ACONTECIMENTO COMO POUCOS... JAH POSSO ATÉ VER, UM DETETIVE DRACULESCO NUMA GOTHAM CITY DARK COM TOQUES DE MOEBIUS, PRESO NO ARKHAM, ATORMENTADO POR SEUS DEMÔNIOS ÍNTIMOS E POR VILÕES COMO ERA VENENOSA E CROCODILO... WOULD BE AWESOME!!!

    ResponderExcluir
  4. kelley jones nos ganha pela criatividade e traço unicos, originalidade e ousadia. seu desenho pode incomodar os fãs mais fervorosos por musculos, mas não se pode negar que ali está o trabalho de um verdadeiro artista.

    ResponderExcluir