terça-feira, 23 de abril de 2013

Finch, Albuquerque e Burnham falam sobre como é desenhar o Batman

Em entrevista ao Newsarama, David Finch (The Dark Knight, Justice League of America), Rafael Albuquerque (Batman, Legends of Dark Knight) e  Chris Burnham (Batman INC) falaram sobre a experiencia de desenhar o Homem Morcego e trazê-lo a vida nas páginas. Confira o que cada um falou abaixo:

David Finch
"Batman é um personagem que sempre teve um variado leque de interpretações, mas acho que o visual escolhido para os Novos 52 o deixa mais universal."

"Eu sigo bem de perto o que os outros artistas fazem em suas revista, e sim isso influencia o jeito que eu desenho meu Batman, e isso me deixa desesperadamente praticando novas tentativas de como desenhar o personagem"

"Greg Capullo é da velha escola. Ele é dedicado e absurdamente talentoso. Seu trabalho tem um impacto tão forte visualmente, mas ele pode também desenhar momentos tranquilos melhor do que todos os outros. Eu vivo com um medo absoluto de seu talento. Tony Daniel é outro artista que tem muito alcance, mas sua arte realmente embala o impacto de um soco. Ele é um grande escritor também, e você pode ver a sensibilidade em sua obra. Chris Burnham é uma loucura! Ele embala em tantos detalhes e há tantas nuances que vão com suas páginas que eu podia olhar para eles por horas e ainda encontrar algo novo. E eu tenho que mencionar Jay Fabok, que está em Detective Comics com John Layman. Ele é um novo nome nesse negócio, mas ele está fazendo belo trabalho."

"Há um competição sadia pra ver quem desenha melhor o Batman,mas ainda sim é uma competição. Todos nós nos esforçamos para fazer o melhor trabalho possível e ver o outro chorar de vergonha (risos)"


Rafael Albuquerque

"Sempre quis desenhar um Batman com armadura e mais militarizado, como se fosse um soldado urbano. Isso sempre fez sentido pra mim e o uniforme dos 'Novos 52' se aproxima mais desse conceito do que o antigo.



Chris Burnham

"Estudei o design de Cully Hamner pro Batman extensivamente, bem como a forma que Jim Lee, Tony Daniel, David Finch, Pat Gleason, e Greg Capullo interpretaram esse conceito em suas primeiras edições. Jim e Tony desenham um monte de linhas tecnológicas na roupa e parecem ajustar suas posições precisas e formas para elogiar a ação e anatomia de cada painel. Greg e Pat desenham menos linhas, mas são mais consistentes com a sua colocação, e David não parece desenhar as linhas na roupa. Comecei em algum lugar entre as interpretações de Lee / Daniel e Gleason / Capullo e têm vindo a simplificá-lo ao longo dos últimos problemas. Linhas suficientes para adicionar um pouco de interesse visual, mas não tantas que se torna chapante lembrar onde tudo se passa ou acabar fazendo algo impossível de manter tudo em seu devido lugar, quando Batman está girando e lutando."

"Durante o primeiro volume de Batman Inc. tivemos duas pessoal assumindo o papel de Batman, e consequentemente tive que gastar uma boa quantidade de energia mental mantendo Bruce mais alto e mais robusto do que Dick dentro do uniforme. Eu só tenho um Batman para lidar atualmente, por isso, se ele ganha ou perde 20  gramas do painel A para o painel B não é um enorme desastre. Ele é o único cara com o capuz e a capa, então você não vai misturar-lo com ninguém. A outra grande mudança é que eu não tenho que usar  o emblema amarelo no peito do Batman. David Finch é um amigo meu, mas eu amaldiçoo o seu nome cada vez que eu tive que tirar desenhar coisa. Você desenha o logo em posição que ele apareça de relance e de repente o emblema está afundado em seu peito, em vez de estar pulando para fora."


Nenhum comentário:

Postar um comentário