segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Christopher Nolan fala sobre a Trilogia do Cavaleiro das Trevas!


Nolan falou, (e muito) sobre sobre seu trabalho em 'The Dark Knight Rises', e algumas curiosidades sobre 'Batman Begins' e 'The Dark Knight', e você pode conferir abaixo os principais pontos desse bat(e)-papo (via HitFlix e Film Comment).

- Ele quis trabalhar com Batman especial para preencher o "buraco" da história do personagem, que no caso é a origem dele, que nunca foi contada na telona direito.

- Ele utilizou o Superman de Richard Donner como base, trazendo verossimilhança, profundidade e realidade ao personagem (Nota: é disso que o Batman dele se trata verdadeiramente, não sobre ser "dark e realista ao ponto dele fazer nada")

- Nolan considera o mundo criado para o Batman "relacionável" com o nosso, mas não realista. Ele quer que aquele personagem, mesmo que com situações consideradas impossíveis, seja tão crível quanto qualquer outro filme de ação "mais serio" que o espectador conheça. E também quer explorar as camadas e texturas dos personagens daquele mundo.

- A intenção deles em Batman Begins foi mostrar Gotham como a cidade cosmopolita internacional daquele mundo, mas ao mesmo tempo uma especie de "vila", onde se pode ter outros lugares a serem explorados ao redor do globo.

- Nolan é apaixonado pela ideia da preparação do herói, de mostrar como o personagem reúne os elementos e as pessoas certas para se preparar para sua missão. ele compara esses processos entre 'Batman Begins' e o 'Grande Truque'.

- Os Nolan e David Goyer aplicaram uma certa logica de que, de certo modo, os vilões principais (Ras Al Ghul, o Coringa e  Bane) estão certos, tornando-os inimigos ideológicos em relação as ideias do Batman, mas ao mesmo tempo não apontando certos e errados por causa devido a ideia do fim justificar os meios.

- Nolan sabia que bBale era o ator certo pro papel desde o começo, mas foi o teste de câmera que a Warner obrigou ele a fazer que convenceu os executivos sobre isso.

- Nolan aplicou teatralidade não somente nas cenas de dialogo, mas quis também fazer isso nas cenas de ação.

- Nolan percebeu que o momento que sentiu que poderia explorar muito mais o universo do batman foi com a cena da carta Coringa no final de 'Begins'. Ele sentiu que precisava de uma mudança de tom para fazer o Coringa que ele queria funcionar naquele mundo. Ele define 'Begins' mais como uma história de aventura, enquanto TDK é mais um filme de crime dramático.

- Nolan baseou as cenas sobre a queda da economia de Gotham e sua consequente guerra "social" na crise financeira de 2008, (as comparações feitas com o movimento 'Occupy Wall Street' ficaram na coincidência.

- A critica politica subliminar em relação a TDKR é : se um movimento politico é usado para o mal, isso acaba sendo uma critica ao movimento em si?"

- Em TDKR, o efeito "bola de neve" foi puxado ao máximo na trama, de ter vários locais aparecendo na tela enquanto um evento decorre.

- Para Nolan, TDKR acaba a história que ele queria contar sobre o Batman, e de como ele, como simbolo, deve sobreviver e continuar, mesmo que o homem atrás da mascara não.

-E após isso, ele não chegou a falar sobre outras pessoas seguirem em frente com que foi visto no final...

- Os filmes de jJames Bond foram muito importantes na infãncia dele, e deu uma ideia do que se fazer nos filmes em relação a escala do qual ele aplicou na Trilogia.

- E dessa influência do mundo real nos filmes do James Bond que fez Nolan aplicar a mesma ideia com o Batman, mas só que com uma sociedade após o 11 de setembro.

- Heath Ledger, o Coringa de TDK, chegou a encontrar Nolan na época de seleção dos atores para ser o Batman em 'Batman Begins', do qual não aceitou pois não queria trabalhar com filmes baseados em HQs. O trabalho do diretor neste filme que convenceu Heath a fazer o Coringa no próximo.

- Nolan ficou preocupado no começo com a voz do Coringa ter sido apresentada primeiramente baixa, mas junto com a interpretação que ele deu ao personagem, o tom mudava constantemente e a voz poderia ser ouvida mais claramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário