segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bob Kane, O Criador


BOB KANE, o criador! 
Por Paulo Chacon.

Como agradecer a este artista por ter criado nosso ícone, o herói que dedica suas noites ao combate ao crime? Fazendo uma grande matéria no nosso site! E aqui vamos falar de tudo um pouco, nesta viagem as origens do morcegão e no passado do saudoso Bob Kane, o criador. 


Bob Kane nasceu em Nova York (futura Gotham City), no dia 24 de outubro de 1915. ele chegou ao mundo dos quadrinhos em 1936. Mas seu sucesso viria no rastro de outro herói: o Superman. Por isso o editor Vin Sullivan encomendou a Bob Kane um novo herói, foi aí que Kane e o escritor Bill Finger (outro pai do morcego, que falaremos aqui em breve) resolveram desenvolver um combatente do crime mascarado, O Bat-Man! 


“Fiz um desenho do Super-Homem e comecei a rabiscar fantasias diferentes. Naquele brainstorm, acabei me lembrando de um esboço de Leonardo da Vinci – o modelo de uma máquina voadora com asas de morcego. Foi daí que a ideia pro Batman germinou! A segunda influência que sofri foi do herói com dupla identidade de The Mark of Zorro (A Marca do Zorro), estrelado por Douglas Fairbanks. E, então, pensei em The Bat Whispers (Os Sussurros do Morcego), um filme de mistério escrito por Mary Roberts Rinehart! Percebi que estava ficando quente. Desenhei um personagem com asas de pássaro e chamei-o de Homem-Pássaro, mas ele não era muito convincente. Então, mudei as asas. Fiz como as de um morcego, e o batizei de O Bat-man!”

Mudanças significativas na concepção do herói foram feitas por Bill Finger, e assim Batman ganhou capa e capuz com orelhas de morcego. O homem-morcego alcançou rapidamente o sucesso depois de sua primeira aparição na edição 27 da revista "Detective Comics", garantindo a carteira de desenhista de Kane na National (futura DC Comics). Personagens inesquecíveis foram criados por Bob Kane como Alfred, Comissário Gordon, Vick Vale, Mulher-Gato entre outros. 

A Batmania: Adam West, Bob Kane e Frank Gorshin.

A Batmania, 1966. A década de 60 trouxe bons frutos para Kane: ele desenvolveu duas animações, a paródia bem divertida de Batman e Robin, o gato corajoso e o rato minuto e Cool Mccool, uma paródia dos agentes secretos. Mas o melhor estava por vir: A série icônica com Adam West e Burt Ward. Batman foi um sucesso. Começou então a Batmania, com as famosas onomatopeias pow, soc e crash! Uma invasão de produtos com o símbolo do morcego tomou mundo. E até os quadrinhos passaram a ter histórias mais cômicas, alinhadas com o ritmo da bat-série. A popularidade da série de televisão Batman trouxe a Kane e sua arte reconhecimento mundial. Sua exposição de quadros na galeria internacional de Nova Iorque em 1969 foi seguida ao longo dos anos por diversas amostras de arte por todo o país. 

O retorno da Batmania: Michael Keaton e Bob Kane.

O retorno da Batmania, 1989. Nos 50 anos do herói, Batman chegava aos cinemas pelas mãos do diretor Tim Burton e com Michael Keaton sob o capuz do morcego. Bob Kane colaborou como consultor técnico. Com o sucesso do filme veio uma avalanche de livros e hqs do personagem. Uma nova batmania tomou conta do mundo, agora com um Batman mais sombrio e solitário. o criador do morcegão ainda participou de maneira curiosa no filme: é seu o desenho do morcego com terno listrado, que um jornalista usa para tirar sarro do reporter Knox, que investigava "o morcego gigante que aterrorizava Gotham City".


A esposa de Bob Kane em dois momentos distintos: fazendo uma ponta em Batman O Retorno (1992) e como Gerty Fofoca em Batman e Robin (1997).


Com a chegada da decada de 90, Batman ganhou sua continuação nos cinemas e uma excelente série animada. E Kane lançou sua autobiografia: Batman e Eu. Sua esposa, Elizabeth Sanders, apareceu pela primeira vez no filme Batman O Retorno e depois viria a aparecer nos dois filmes seguintes como “Gerty Fofoca”.

 Val Kilmer e Bob Kane.

Burton sai e entra Joel Schumacher na direção da franquia milionária do morcego. Kane permanece, mas não tão participativo como nos filmes anteriores. Depois de atuar como consultor dos quatro filmes, Kane mostrou-se insatisfeito com o trabalho de Schumacher (quem não ficou né?) dizem que ele era visto nos sets de filmagem exclamando: ‘mamilos, mamilos. Eu nunca desenhei Batman com mamilos’.


Quando Batman estava perto de completar 60 anos, Kane nos deixou. Ele faleceu no dia 3 de novembro de 1998, mas seu legado permanece eterno. Batman se tornou uns dos heróis mais querido e popular do mundo. Sua luta noturna incansável contra o crime foi além dos gibis e ganhou desenhos na TV, filmes no cinema e até se faz presente na vida real, onde o noticiário nos avisa que um homem fantasiado de Batman prendeu alguém ou praticou algum ato humanitário. Esse é o legado de Bob Kane. Esse é o nosso herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário