sexta-feira, 25 de julho de 2014

SDCC: Detalhes do painel de 75 anos do Batman!


O painel 'Batman 75: Legends of the Dark Knight' trouxe ao palco da SDCC talentos como Denny O'Neil, Neal Adams, Frank Miller (que está lentamente se transformando em Freddy Krueger), Jim Lee, Grant Morrison, Scott Snyder e Geoff Johns para discutir 3/4 de século do personagem. via Newsarama, vejamos os destaques do que foi discutido e comentado por lá:

- Grant Morrison

Ele diz que a popularidade do Batman se manteve porque "ele é basicamente uma figura satânica que está do nosso lado. Ele também é obsessivo, muito rico e um bom rapaz, o que é atraente para o Ocidente capitalista. Batman apenas se levanta e diz "não, Escuridão, eu não abraçar você', e dá um chute nos dentes de cada vez."

"Para mim, o Batman são todas as versões de Batman em uma só. Uma pessoa, às vezes ela está feliz ou triste ou com raiva ou  sendo engraçada. Ele foi autorizado a ser todas essas coisas ao longo dos anos. Assim como Frank estava dizendo, você já viu ele de todos esses ângulos. É por isso que ele é humano, você pode ver essas contradições de opiniões".

- Neal Adams

Adams diz que o Batman "está indo muito bem, porque ele está sendo trabalhado por alguns dos melhores criadores de histórias em quadrinhos!" e que "quando a indústria de quadrinhos começou a criar super-heróis, quando Bob Kane e Bill Finger criaram Batman, ele não possuiu superpoderes. Batman é o que gostaríamos de ser. Ele está em uma extremidade da escala de super-herói, o oposto do Superman. Tudo o resto é entre eles. Batman é você ... e eu".

"Uma das coisas que eu percebi quando estávamos nos movendo em direção ao 75 º aniversário do Batman é que no meio disso tudo, há uma personagem invisível. Seu nome é Bruce Wayne, o Batman. O resto de nós estamos circulando em torno dele e tentando contar a sua história. Há um Batman que todos sabemos, e todos nós estamos interpretando ao longo de nosso caminho. Mas no centro de tudo, a única coisa que estamos circulando é Batman, ele parece real. Por alguma razão, nenhum de nós obtemos ele 100 % errado - na verdade, todos nós acertamos por ele faz todas essas coisas que nós gostaríamos de fazer."

- Dennis O'Neil

O'Neil comenta como também o papel do quadrinista mudou: ""Eu só não entendo quando [ser quadrinista] se tornou algo respeitável! Quando eu comecei, éramos considerados trabalhadores a um passo de serem pornógrafos. Agora é respeitado como uma forma de arte. Houve muitos pontos baixos, mas por Deus, houve uma grande quantidade de pontos altos, e tem sido incrível ser testemunha deles."

"Eu já escrevi tanto Batman quanto Superman, e as vezes simultaneamente, e Superman as vezes é f0d@ para traçar o que fazer com ele. O Batman é o cara mais esperto da cidade de Gotham, mas é tão fácil de metê-lo em apuros! Qualquer armadilha mortal vai fazer ele correr risco. É por isso que abandonei o Superman e continuei com Batman. Você pode colocá-lo em perigo, e você não diminui o ritmo da trama."

"O Batman parece um diabo que saiu de uma pintura medieval, mas ele está aqui para te salvar."

"É  interessante ver como Batman tornou-se o símbolo, mais do que Superman ou Homem-Aranha. É porque nós crescemos em um mundo que não é muito seguro. Vocês cresceram em um mundo onde os insetos são mutantes, e os lunáticos no Oriente Médio estão pressionando botões, e uma situação política que é irremediavelmente quebrada. Batman reflete que, como ele reflete de todo pesadelo de uma criança: vendo seus pais sendo mortos. Se ele não existisse, alguém teria que criá-lo, porque ele é realmente um personagem perfeito para o mundo em que vivemos."

"Eu não acho que já tenha tido necessariamente um Batman errado. Foi direito para a época. As coisas dos anos 50 não faziam o meu gosto, mas pode ter sido bom para a década de 50. O Batman que eu vi quando eu tinha 6 anos e foi fundamental e me fez conseguir aprender a ler, mas eu não entendia porque o Superman usava uma capa e podia voar, mas Batman usava uma capa e não podia voar - por que você iria usar uma capa, se você não pode voar? Mas quando eu comecei a escreve-lo, foi muito divertido contar suas histórias. Você pode dizer a sua origem em uma frase, e então você pode colocá-lo em praticamente qualquer situação dramática que você pode pensar. "

- Jim Lee

Lee diz que "os quadrinhos do Batman foram sempre convidativos para os criadores que estão por vir e deixar sua marca sobre o personagem."

"Quando você olha para Bruce Wayne e Batman, muito poderoso, no topo, você ainda vai ver um menino de 10 anos que é muito frágil. Ele é um personagem que daria de tudo para mudar o que aconteceu com ele quando era criança. Quando penso em Bruce Wayne eu volto a isso, e eu sou tão protetor dos meus filhos, e eu me sinto protetor de Bruce Wayne também. "

- Scott Snyder

"Eu acho que o meu trabalho neste painel é não desmaiar ou chorar. [risos] Eu acho que ele é tão icônico porque ele se transforma em essa coisa que cobre o céu, se veste como um morcego, se coloca lá fora, como um alvo, mas ele diz "Se eu posso me treinar para ser isso, então você pode superar as coisas terríveis em sua vida'. Ele é terrível e sexy, mas também é incrivelmente inspirador. Para mim, como uma criança, em Nova York, eu olhei para o Batman como alguém sendo capaz de ser desafiador. "Vou fazer essa coisa louca que eu acho que eu não posso fazer." Essa é a coisa que o torna infinitamente interessante. Ele sabe das coisas terríveis que estão chegando e isso faz dele infinitamente interessante."

"É estranho como Batman estava sempre lá. Lembro-me quando eu era criança correndo para casa para ver Batman '66 e não perceber que era "camp". Achava que tudo estava acontecendo ali era questão de vida e morte! 'The Dark Knight Returns', e logo após 'Year One', para mim foram o que mais me impactaram, pois de repente coloca Batman  em um mundo que eu vivia, havia grafittis e gangues e foi a Nova Iorque eu cresci dentro do quadrinho. Você poderia ter um super-herói que pertencia a todos e fazer uma história que era tão pessoal ao mesmo tempo. Isso abriu meus olhos para o Batman.

- Geoff Johns

"Eu sou novo para o universo do Batman.  Eu só escrevi um livro e estou trabalhando em 'Gotham' agora. Mas as pessoas compartilham o instinto primitivo de querer fazer melhor e querem lutar de volta. É uma coisa complexa, mas também, a sua motivação é tão simples, há um bastão que passamos para o outro, se você vê alguém no metrô lendo uma história em quadrinhos do Batman ou vestindo uma camiseta do Batman, há uma ligação instantânea lá e é um dos símbolos mais reconhecíveis do mundo".

- Frank Miller

"Batman  é mais velho do que qualquer um de nós aqui. Ele assumiu o caráter de uma lenda popular, e tornou-se um corpo de colaboração criativa que durou gerações. Lembro-me de quando eu era criança, descobrindo o Batman de Neal e de Denny, e todos ou outros consequentemente, e de repente, eu acordei do sonho febril que eu tinha por causa do seriado do Adam West. Eu percebi  o que aqueles artistas tinham contribuído. Mesmo toques de Neal de tomar scripts escritos, fixados em dia, e colocá-los em noite. Eu tenho que dar os meus parabéns para esses caras, porque eu nunca poderia ter feito 'The Dark Knight Returns' sem eles."

"Há também o fato de que Batman é sexy. Ele é o mocinho que se veste como um cara mau, e joga as pessoas através das janelas! Este garoto rico cínico transformou-se no pinaculo dos seres humanos. É também o fato de que Superman é um bom menino. Ele obedece as regras que seus pais lhe ensinaram. Batman perde a paciência, e quando o faz, ele é muito temível. Crianças parecem crescer sendo fãs do Batman ou do Superman. Sei que lado eu estou. "

"Eu descobri o Batman quando eu estava em uma loja de departamento em Vermont, onde eu cresci. Eles tinham revistas 80 páginas gigantes que custam uns trocados. Eu abri a HQ e vi obra de Jerry Robinson, mostrando gigantescas sombras descendo edifícios e surtos de violência indizível proferindo e personagens assustadores como o Coringa. Eu me apaixonei na hora."

"Se eu posso resumir, Batman é um grande diamante, multi-facetado, e você pode fazer qualquer coisa com ele e fazê-lo funcionar. Você pode fazer comédia, programas de TV exagerados, você pode fazer a versão mais dark possível. Você pode jogar o diamante contra o chão, nas paredes, no teto, ele não vai quebrar. Tudo funciona. "

"O melhor Batman é aquele que você gosta mais. "


Jim Lee, Geoff Johns, Dan Didio, Scott Snyder, e sentado, Freddy Krueger Frank Miller


 Neal Adams, Frank Miller, Dennis O'Neil, Jim Lee, Grant Morrison, Geoff Johns, e Scott Snyder, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário