sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Afinal, quem é o novo Batman da Terra 02?


Desnecessário dizer que esse post tem SPOILERS. Após aparecer misteriosamente durante o segundo arco de James Robinson, chegou a vez de Tom Taylor desmascarar quem é o homem debaixo da máscara do Morcego, novamente.

A DC, numa decisão que ninguem entende até hoje, spoilou a identidade do Batman em seu twitter, quando a meses atrás, revelou a linha de colecionáveis de 'Earth 2':


A pergunta que ficou na cabeça de todos é: como raios ele pode ser Thomas Wayne? A explicação simples e pratica é: Thomas Wayne não morreu. Ao trabalhar em parceria com o gangster Francesco Francavilla (é, eu sei), ele acaba descobrindo coisas demais e é ordenado a Joe Chil que elimine os Wayne e o resto você já deve fazer ideia. Mas a grande mudança é: Thomas sobreviveu, e para proteger seu filho, órfão de mãe, e preparar sua vingança contra Francavilla, ele finge sua morte e se isola. Anos depois ele volta para aplicar sua vingança, roubando o soro Miraclo de seu amigo Rex Mason (o Metamorfo, mas não ainda na Terra 02) para aplicar sua vingança na base da força, mas Gotham tem um novo herói, Batman, que obviamente descobre as ações do pai e obviamente há conflito. Após a morte de seu filho, Pops Wayne decidiu se preparar para assumir o manto do filho para tentar não seguir com seu legado, mas para de certo modo redimir seu comportamento que transformou a vida do seu filho, não necessariamente para melhor. Utilizando o soro Miraclo e tendo um plano bem concreto em mente, sua identidade é finalmente revelada a Hawkgirl e a nova Tornado Vermelho, Lois Lane.


Particularmente, curti muito essa abordagem pro Thomas Wayne, figura sempre vista como quase religiosa dentro do Bat-Cânon e do ponto de vista do Bruce Wayne. E dentro do que é mostrado da Terra 02, há sempre segredos podres na superfície de algo aparentemente belo. Thomas é um viciado (em heroína e no Miraclo), um bandido e um covarde. Precisou seu filho se sacrificar por algo maior para correr atrás de ser uma pessoa melhor, coisa que ele tem plena consciência de que não é. Mas a situação pede um Batman, e isso é o que melhor um Wayne pode oferecer no momento. Veja então se Thomas Wayne vai conseguir o perdoar a si mesmo no futuro sendo o Batman nas páginas de 'Earth 2'!


Nenhum comentário:

Postar um comentário