quarta-feira, 16 de outubro de 2013

As Origens de Batman - Parte 2: A Marca do Morcego

Escrito por Arildo "Mestre Ryu" Ricardo


Olá pessoal! Vamos terminar o especial que explora o inicio da existência de nosso herói favorito, dando continuidade a década de 30 com a década de 40, que apesar de ser mais leve em tom, foi de extrema importância para cimentar inúmeros elementos que acompanham o personagem até hoje. Confira o que de importante rolou neste periodo.


A dura realidade da guerra e as mídias do cinema e do quadrinhos começavam a se misturar de forma romantizada. Super-Homem transportava dos quadrinhos para o cinema, impedindo planos nazistas nos curtas animados, o Capitão América socava Hitler logo na capa de sua primeira edição, de 1ª de Março de 1941, nos quadrinhos da editora Timely Comics, enquanto a sombra do morcego já dominava em definitivo as páginas da série DETECTIVE COMICS.


As editoras National Allied Publication e Detective Comics, Inc.então se uniram em 1944, formando a National Comics. A sigla DC começou a surgir em Fevereiro de 1940, remetendo a “Detective” e “Comics”. Nos anos seguintes, ela se tornou aquela que passamos a conhecer como DC Comics.Batman encantava seus leitores com os seus fascinantes brinquedos tecnológicos. Seu sofisticado automóvel – que já estava presente desde sua primeira história - passava a finalmente ganhar apelido. De um simples conversível vermelho sem denominação, Bill Finger resolveu batizá-lo como: O Batmóvel. É também é nesse período que o jovem Jerry Robinson, o assistente de Bob Kane de apenas 18 anos, foi contratado.


Para espanto de Kane, Jerry disse que jamais ouvira falar do personagem. Kane insistiu, precisava de um assistente, e ofereceu U$$ 25,00 por dia ao rapaz. Para Jerry, que recebia U$$ 17, 00 diariamente como sorveteiro, seria uma boa ideia. E assim ele se mudou de Nova Jersey para Nova York. No início, o trabalho de Jerry consistia em passar nanquim nas paisagens, fazer as letras e, vez por outra, finalizar as figuras de fundo. Foi ele que  sugeriu a criação de um companheiro para o sombrio Homem Morcego. Muitos pais reclamavam de sua figura assustadora para as suas crianças, e a presença de um novo personagem poderia humaniza-lo.


Bob Kane e Bill Finger criaram então um personagem cujo apelido era uma referência ao Príncipe dos Ladrões: Robin Hood. E foi em sua primeira edição, onde segurando um arco de circo, que Batman apresentava o seu mais novo companheiro, com os dizeres na capa: A Sensacional descoberta de 1940: Robin: O Menino Prodígio. Criado por Bob Kane e Bill Finger, era uma homenagem a Jerry Robinson, o verdadeiro menino prodígio deles. Dias depois, Batman passava então a ganhar a primeira edição com o seu próprio nome, paralela a série Detective Comics, em 7 de Abril de 1940. É também nesta primeira edição que Batman & Robin passava a conhecer um dos seus mais queridos antagonistas.


Ora excêntrico, ora extravagante, ora irreverente, ora sarcástico e cheio de surpresas, assim era o Coringa. Criado unicamente por Jerry Robinson, inspirado em uma carta de baralho e na feição e maquiagem do ator Conrad Veidt da adaptação cinematográfica do livro de Victor Hugo, O Homem que Ri.


O Palhaço do Crime, como também era denominado, se tornou apenas parte de uma série de vilões que Batman & Robin teriam de enfrentar em uma cidade que passou a ser definida por Bill Finger, como Gotham City. “-Originalmente eu iria chamar “Gotham City” de “Civic City”. -Então eu tentei “Capital City” e “Coast City”. Folheando a lista de telefone de nova York, apareceu o nome “Gotham Jewelers” e disse, é isso, Gotham City. Nós não queríamos chamar de Nova York porque queríamos que alguém, independente de qualquer cidade, pudesse se identificar com ele.”- disse o autor.


E em meio a essa polêmica sobre violência, em 1948, o psiquiatra Frederick Wertham lotou um ginásio escolar com a palestrar: - A psicologia das Histórias em Quadrinhos. Logo no fim do ano, a revista Time noticiava uma queima de histórias em quadrinhos em algumas cidades. Seus alvos favoritos eram Super-Homem, Mulher-Maravilha e Batman. Wertham então foi considerado o inimigo número 1 dos quadrinhos. Alfred era a figura paterna que Batman & Robin precisavam , numa busca em melhor realçar as características familiares que Wertham distorcia ao observar com olhos de adulto e não com os olhos de uma criança. Robin era pra ser visto como um filho adotivo para Batman, segundo as intenções construídas por Bob e Finger.

E para abalar ainda mais o “clube do bolinha” de Batman & Robin, uma estranha presença feminina surgia escondida em uma disfarce de uma frágil senhora. Era apresentada apenas como “The Cat” na trama. Como um grande cinéfilo, Bob Kane se inspirou inicialmente na atriz Hedy Lamarr e posteriormente na estrela da década de 30, Jean Harlow, e até mesmo a sua prima de segundo gral, Ruth Steel se tornou uma das suas inspirações

Hedy Lamarr 

Saindo dos quadrinhos para outras mídias, Batman & Robin ganhava uma vaga periodicamente nas aventuras de rádio do Super-Homem em “The Adventures Of Superman”. Em 1943, a Columbia Pictures lançava “O Morcego” (“The Batman”, no original, remetendo a primeira aparição do personagem como “The Bat-Man”). Uma série de 15 capítulos que marcava a primeira aparição de “Batman & Robin” na tela grande. Os atores Lewis Wilson e Douglas Croft estrelavam os respectivos papéis.


Envolto de vilões icônicos e anti-heróis em uma cidade imaginária, bem próxima de nossa realidade; além de fazer aparições em outras mídias, o Homem-Morcego estava definitivamente ganhando uma infinidade de definições em um universo que passaria a ser a sua marca no decorrer dos próprios anos e décadas.

Principais histórias 

Detective Comics #36


Data de Lançamento: 1ª de Fevereiro de 1940
Histórias de Destaque: “Professor Hugo Strange”
Referências Importantes: : 1ª Aparição do vilão Hugo Strange

Detective Comics #38


Data de Lançamento: 1ª de Abril de 1940
Histórias de Destaque: “Robin the Boy Wonder”
Referências Importantes: : 1ª Aparição de Robin, também conhecido como “Robin: O Menino Prodígio”


Batman#1



Data de Lançamento: 7 de Abril de 1940
Histórias de Destaque: “The Legend of the Batman: Who He Is and How He Came To Be” ; “The Joker” e “The Cat”.

Referências Importantes: 

1)“The Legend of the Batman: Who He Is and How He Came To Be” reapresenta – agora com uma introdução trazendo a imagem de Batman ao fundo e falas em “off” do interlocutor –o assassinato dos pais de Bruce Wayne por um ladrão – futuramente identificado como Joe Chill. O que o motivou, como um juramento, a se especializar na luta contra o crime e assumir o manto do Homem-Morcego.

2)“The Joker” trouxe a 1ª Aparição do Coringa, também conhecido como “O Palhaço do Crime” ou “O Palhaço do Ódio”.

3)“The Cat” trouxe a 1ª Aparição de Selina Kylie/ Mulher-Gato, apresentada como “The Cat”.


Detective Comics #48



Data de Lançamento: 1ª de Fevereiro de 1941
Histórias de Destaque: “The Secret Cavern”
Referências importantes : Pela primeira vez, a cidade de Gotham City e o Batmóvel são mencionados pelos seus respectivos nomes.


Detective Comics #66



Data de Lançamento: 1ª de Agosto de 1942
Histórias de Destaque: “D.A. Harvey Kent ”
Referências importantes : 1ª aparição de Harvey Kent. Devido a semelhança do sobrenome com Clark Kent, teve seu nome mudado para Harvey Dent posteriormente. Personagem inspirado na refilmagem “O Médico e o Monstro” (Dr. Jekill & Mr. Hyde, 1941), com Spencer Tracy. Foi criado unicamente por Bob Kane.


World's Finest Comics #3



Data de Lançamento: 1ª de Agosto de 1941
Histórias de Destaque: “Riddle of the Human Scarecrow”
Referências importantes : 1ª Aparição do vilão“Espantalho” e a sua origem como Professor. Jonatham Crane, um sujeito perturbado, vítima de rejeição dos colegas de escola que o e apelidava como “Espantalho” . Suas experiências, como adolescente, o levou a se perguntar como funcionava o medo na mente humana. Isso acabou lhe dando uma vocação: estudar na Universidade de Psicologia de Gotham City, onde se tornou professor mais tarde.


Detective Comics #58



Data de Lançamento: 1ª de Dezembro de 1941
Histórias de Destaque: “One Of The Most Perfect Frame-Ups “
Referências importantes : 1ª aparição do vilão Pinguim, também conhecido como “O Cavalheiro do Crime”.


Batman #12


Data de Lançamento: 1ªde Agosto de 1942
Referências importantes Esta edição comemorativa apresenta um conceito ainda mais próximo de uma Batcaverna pela forma como conhecemos hoje. Batman & Robin entram em um tipo de sala secreta que mais se parece com um porão e as descrições do interlocutor descreve o lugar como “O Hall dos troféus, símbolos e outras mil e uma vitórias sobre o crime, do Batman !”.

Batman#16


Data de Lançamento: 1ª de Maio de 1943
Histórias de Destaque: “Here Comes Alfred”
Referências importantes : Primeira aparição de Alfred, o mordomo de Batman.


Detective Comics #83



Data de Lançamento: 1ª de Janeiro de 1944
Referências importantes : 1ªMenção a Batcaverna como “Bat Cave”.

Detective Comics #140 



Data de Lançamento: 1ª de Outubro de 1948
Histórias de Destaque:“The Riddler” Referências importantes : 1ªAparição do vilão Edward Nygma/ O Charada, também conhecido como “O Príncipe dos Enigmas”.

Principais artistas das décadas de 30 e 40

Bob Kane


Robert Kanh ficou mais conhecido pelos leitores como “Bob Kane” em sua assinaturas. Nasceu em 24 de outubro de 1915 em Nova York. Foi responsável pela capa, arte-final, letras, desenhos e roteiro. É considerado o pai do Batman, justamente por apresentar, sozinho, o personagem à editora que seria conhecida futuramente como DC COMICS. Também foi autor de outros diversos personagens do Bat-universo. Faleceu em 3 de Novembro de 1998, aos 83 anos, em Los Angeles Califórnia.

Bill Finger


Nasceu em 8 de Fevereiro de 1914 em Nova York. Foi responsável pelo roteiro das histórias. Como um grande conselheiro de Bob Kane, é o co-criador do Batman, Espantalho, Pinguim e outros demais personagens. Faleceu em 18 de Janeiro de 1974 aos 59 anos em Manhattam.

Jerry Robinson


Nasceu em 1ª de Janeiro de 1922 em Trenton, Nova Jersey. Foi auxiliar de Bob Kane para as Artes Finais. Conheceu Bob Kane ainda jovem. Sugeriu o Robin e é o principal criador do Coringa. Em uma entrevista em 1994, Jerry informou que ele e Kane tiveram a ideia do vilão, mas foi Jerry quem desenhou o palhaço jogando cartas. Enquanto esteve em Nova York, Jerry se formou pela Universidade de Columbia. Faleceu em 8 de Dezembro de 2011 aos 89 anos.

Dick Sprang


Tendo Richard W. Sprang  como seu nome de batismo- nasceu em 28 de Julho de 1915 em Fremont, Ohio. Foi Responsável pelos desenhos de algumas histórias. É também um dos criadores do “Charada”. Faleceu em 17 de Maio de 2000 aos 84 anos em Prescott, Arizona.

Para saber mais da trajetória do Homem Morcego de seu nascimento até os dias de hoje, fique ligados na nossa exposição 'A Batmania Ressurge' quando ela for anunciada! Você pode ficar de olho na nossa página oficial de eventos para saber qual será o proximo local do qual iremos expor! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário