quarta-feira, 9 de outubro de 2013

As Origens do Batman - Parte 01: Um Prelúdio Para o Morcego

Editorial feito por Arildo "Mestre Ryu" Ricardo.


Nesta e na próxima Quarta Feira, iremos desvendar os primórdios do Batman nas décadas de 30 e 40, a gênesis de sua criação, algumas curiosidades e as histórias importantes da época que ajudaram a construir o personagem que tanto adoramos. Abaixo você poderá ver a história da publicação e do primeiro ano de existencia do "Bat-Man".

No decorrer da década de 30, os EUA se recuperavam da grande depressão gerada pela queda da bolsa de valores em 1929 e os eventos da 2ª Guerra Mundial abalavam o mundo nos anos seguintes. Paralelo a isso, o mundo do entretenimento procurava uma forma de fechar os olhos das crianças diante das tragédias do nazismo com as mais fantásticas histórias contemporâneas já criadas para o século XX graças aos quadrinhos da Era de Ouro. O responsável por toda essa revolução foi Malcolm Wheeler-Nicholson (1ª de Janeiro de 1890 - 1 de Janeiro de 1968). Considerado por diferentes mídias como O Mais Jovem Major das Forças Armadas Americanas em sua carreira militar, ele também era escritor formado em Jornalismo.


Wheeler se recusou a pagar o alto preço cobrado pelos jornais para republicar suas antigas tiras e fundou a National Allied Publications. Com material novo, a editora contava com um total de quatro séries envolvendo comédia, aventura e ficção. NEW FUN: The Big Comic Magazine #1 era a primeira em Fevereiro de 1935; a segunda, NEW COMIC, Dezembro de 1935; a terceira, DETECTIVE COMICS, em Março de 1937; e a quarta, ACTION COMICS, junho de 1938.



Os quadrinhos de humor se tornaram as primeiras histórias do gênero e perduram por mais de 100 anos, desde as tiras de The Yellow kid (O Menino Amarelo) em 1896 cuja publicação era em um caderno amarelo separado do jornal The World. As séries New Fun e New Comics remetiam o gênero humor dentre todas essas publicações. Mas a graça já havia acabado, o major Malcom Wheeler não estava lucrando bem com os seus quadrinhos e decidiu se aliar ao seu distribuidor, Harry Donenfeld e trocou o gênero cômico pelas diversas histórias policiais de intriga e mistério com a série DETECTIVE COMICS. Resultado da sua mais nova companhia, a DETECTIVE COMICS inc. junto com Jack S. Liebowitz. Como as dívidas continuavam, Donenfeld comprou os quadrinhos de Wheeler que acabou pedindo para sair no ano seguinte.



Sem o apoio direto de Wheeler, a editora lançou a série ACTION COMICS, tendo seu universo inspirado nos contos de ficção científica, se tornou destaque logo no primeiro volume ao nos apresentar o primeiro personagem com poderes extraordinários da história. Se bem conhecemos este famoso conto, um certo alienígena teve seu planeta destruído enquanto, ainda bebê, fora lançado através de uma espaçonave para o nosso planeta. Esta trágica origem remetia bem o conto Bíblico de Moisés, com os pais tentando proteger seu único filho da morte. Indestrutível entre nós e de aparência humana, assim era o personagem Super-Homem criado por dois irmãos judeus, Jerry Siegel e Joe Shuster.


A DETECTIVE COMICS inc. necessitava de um novo personagem de destaque para as suas publicações de contos policiais, um super-herói que fosse o oposto do correto e invencível Super-Homem. Logo estava a surgir um tipo de detetive icônico e sombrio em meio aos outros personagens em formato pulp de editoras concorrentes como Dick Tracy (4 de Outubro de 1931) e O Sombra (1 de Abril de 1931), entrava então um jovem e talentoso para resolver esse caso, Bob Kane.



Entre em um amálgama de influências, Kane havia idealizado um Homem-Morcego com apenas 13 anos ao encontrar num livro de Leonardo Da Vinci, onde era apresentado um projeto de uma asa delta, uma descrição: - Sua ave não terá nenhuma asa que não a do um morcego . O rosto do ator Douglas Fairbanks (O primeiro intérprete de Zorro no cinema), o tom sombrio de O Sombra, a intuição de Sherlock Holmes e o estilo misto de Doc Savage também se tornaram inspirações visuais e argumentativas para fabricar os ingredientes de sua criação. Seu companheiro, Bill Finger, sugeriu as mudanças na fantasia originalmente criadas por Kane. Ter um capuz ao invés de uma máscara de carnaval; uma capa ao invés de asas; luvas; e a retirada da cor vermelha da fantasia. E assim, nasceu “The Bat-Man”.



“The Bat-Man”: (“Bat-Man: O Homem-Morcego” como era conhecido por aqui nas publicações da revista “O Lobinho”) mostrava um caso envolvendo um sindicato químico. Tudo começava numa conversa entre dois personagens, um certo playboy e um certo comissário de polícia. Eram eles respectivamente, Bruce Wayne e James Gordon em uma trama bastante inspirada no filme The Bat (1926). Quem era o homem por trás da máscara do morcego? Havia um costume dos editores onde era recomendado que não fosse revelado o surpreendente final para quem ainda não leu. Nascia então uma nova e complexa trama com mistura de detetive e Super-Herói. Com o sucesso, a DC queria mais e mais histórias e isso refletia nas publicações da DETECTIVE COMICS, tendo o “Homem-Morcego” como destaque. Aquele que um dia fora apresentado como “The Bat-Man” passava então a ter sua denominação como “Batman” nas edições seguintes.


Ainda em seu primeiro ano, era apresentado ao mundo a origem trágica do personagem e a sua motivação para lutar contra o crime. Em rápidos detalhes, as páginas se preenchiam com momentos de falas em off do personagem; o choro do pequeno Bruce, após assistir a morte covarde de seus pais pelo revólver de um criminoso, e o seu treinamento físico para se tornar aquele que, entre tantas denominações, também viria a ser conhecido como maior detetive do mundo.

Principais Edições

Detective Comics #27

Data de Lançamento: 1ª de Maio de 1939 - Histórias de Destaque: “The Case of the Chemical Syndicate”, Referências Importantes: : Apresenta pela primeira vez o herói “The Bat-Man” que popularmente ficaria conhecido como “Batman”. O Comissário Gordon – um dos amigos mais importantes de Batman - também teve a sua primeira aparição aqui. O Batmóvel e a cidade de Gotham – que também estreavam - não eram mencionados pelo nome.

Detective Comics #28

Data de Lançamento: 1ª de Junho de 1939
Histórias de Destaque: “Frenchy Blake's Jewel Gang”
Referências Importantes: Apresenta a Bat-Corda (“Batrope”) pela primeira vez.

Detective Comics #29

Data de Lançamento: 1ª de junho de 1939
Histórias de Destaque: “The Batman Meets Doctor Death”
Referências Importantes: : Batman usa um revólver, em um raro momento de suas primeiras histórias, e apresenta as funções do cinto de utilidades.


Detective Comics#31

Data de Lançamento: 1ª de Setembro de 1939
Histórias de Destaque: “Batman vs. The Vampire: Part 1”
Referências Importantes: Apresenta uma suposta 1ª Batcaverna (citado como um Hangar), o Bat-Bumerangue (“Batarangs”) e o Bat-Plano (Também conhecido como “Bat-Nave” ou “Bat-Wing”, no original) pela primeira vez.


Detective Comics#33 

Data de Lançamento: 1ª de Novembro de 1939
Histórias de Destaque: “The Batman Wars Against the Dirigible of Doom”
Referências Importantes: Bruce Wayne relembra a morte de seus pais, Martha Wayne e Dr. Thomas Wayne – ocorrida há 15 anos – pelas mãos de um ladrão (futuramente seria revelado como Joe Chill). Tal acontecimento que o motivou a se especializar na luta contra o crime, se tornando um grande cientista e a se especializar fisicamente para se tornar o Homem-Morcego. É a primeira vez que a origem de “Batman” é apresentada.

Quarta que vem teremos a parte dois deste especial, vemos vocês por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário