sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Batmania Rio Entrevista: Sandy Collora

Entrevista feita por Diogo Oliveira.


Em 2003, o mundo dos fãs de quadrinhos foi completamente abalado por causa de um filme que reunia ninguém menos do que Batman, os Xenomophos de Aliens e os Predadores, em um filme que era de uma fidelidade profunda em cada um de seus personagens e de uma violência jamais vista em filmes do tipo. Mas o maior impacto disso não foi o fato de ter sido reunida franquias tão distintas, mas sim isso ter sido feito de maneira independente do sistema de Hollywood. Nesse momento, as pessoas redescobriram o poder dos fan-films, que sempre existiram, seja baseado em quadrinhos, series de TV ou livros, mas o diretor e designer artístico Sandy Collora elevou isso a outro nível com 'Batman: Dead End', profissionalizando o negócio e abrindo as portas para inúmeras outras produções que são influenciadas e/ou consequência direta do trabalho dele até hoje. Sandy tem trabalhado durante anos em Hollywood na parte de concepts, maquiagem e efeitos especiais, tendo trabalhado na Stan Winson Studios antes de abrir sua própria produtora de efeitos especiais, além de trabalhos próprios como diretor, e em breve estará lançando o documentário de 10 anos de ‘Batman: Dead End’, derivado de uma campanha de sucesso no Kickstarter. O Batmania Rio entrevista Sandy Collora e conversa sobre seus filmes, suas influências, e claro, sobre Batman.

Batmania Rio: Quando foi que você tomou a decisão de trabalhar com efeitos especias e quando foi que você decidiu começar a ser diretor?

Sandy Collora:  Eu sempre quis dirigir. Eu só queria ter mais experiência com FX para tentar ajudar as fazer as coisas como diretor. Fiz meus primeiros curtas-metragens em torno de 1999 e 2000. Eu tinha 30 anos. Naquela época eu já tinha trabalhado com Jim Cameron e Steven Spielberg, então eu tinha visto alguns  grandes diretores trabalhando. Eu aprendi muito.

BatRJ: Eu acredito que seus fãs brasileiros o conheçam mais por causa de 'Dead End' e 'World's Finest', o que você tem a falar sobre seus outros filmes, em especial 'Archangel' e 'Hunters Prey'? O que eles tem em comum e quais são suas diferenças?

SC:  Eu acho que 'Archangel' e 'Hunters Prey' não são tão populares porque eles não são Batman ou Superman. É esse fato que faz esses filmes populares. Eu acho que eles são bem feitos, mas a sua popularidade ou a maior parte dele, pode ser atribuída ao assunto. Do jeito que ele é ...

BatRJ: Quais foram suas primeiras experiências com Batman ou Quadrinhos em geral?

SC: Eu li Neal Adams Batman quadrinhos na década de 70, quando eu era criança.

BatRJ: qual foi o ponto de partida oficial para fazer 'Batman: Dead End'?

SC: Eu queria fazer um Batman como as histórias em quadrinhos. O traje, a capa ... Eu queria fazer algo diferente, apresentar o personagem um pouco mais de precisão. Todo mundo tem seu Batman favorito. BDE representa o meu ..
.
BatRJ:  Eu vejo uma forte influência de Alex Ross no filme, e (corrija-me se estiver enganado) Riddley Scott, especialmente em 'Alien - O Oitavo Passageiro'. quais foram as outras influências que você utilizou no filme, como por exemplo, o Coringa que te serviu de base pro filme, etc.

SC: Alex Ross foi uma grande influência em BDE. Eu realmente gosto de seu trabalho artístico, e tentei incorporar alguns elementos dele no filme. Eu também gosto do trabalho de Ridley Scott. Eu aspiro ser como ele um dia ...


BatRJ: Foi meio que chocante tudo mundo na época do lançamento de BDE ter dito que era "o melhor filme do Batman já feito"?

SC: Se é ou não é a "melhor" representação do personagem, cabe aos fãs assistirem. Como eu disse, todo mundo tem sua própria visão e ideia do que Batman deveria ser. BDE é a minha visão. Eu acho que é a versão mais fiel para os quadrinhos que já foi feito, mas isso não significa que seja o melhor.

BatRJ: Fan Films existem por um bom tempo, desde a década de 60 já tinham pessoas fazendo isso, como você se sente como o responsável pelo revival de um movimento? Porque entre 2003 e 2007, inúmeros filmes foram feitos, e muitos a partir de influência sua.

SC: Sim, acho que tem BDE influenciou um grande número de jovens cineastas. Eu posso ver as influências em seus trabalhos. Eu acho que é uma coisa boa. Eu fui inspirado por cineastas que eu gosto e olhar para cima, por isso é um sentimento agradável de ter inspirado alguns dos caras mais jovens lá fora. Eu gosto de ver todo o seu trabalho.

BatRJ: Para você, depois de todos esses anos, qual é a maior diferença entre 'Dead End' e 'Worlds Finest'?

SC: Eu acho BDE é mais dark. WF foi divertido, e eu gosto dele, mas é uma espécie de uma peça leve. Ambos são tão curtos, é meio difícil de dizer, mas o estilo é definitivamente similar. Eu me diverti em ambos os filmes e recordo eles com muito carinho.


BatRJ: O que você acha que há de tão especial nos Fan-Films e o que eles diferem dos grandes filmes hollywoodianos?

SC: Eu acho BDE é especial porque apresentou o Batman de uma maneira que ninguém nunca tinha feito antes. O fato de que não há fato armadura de borracha, e eu usei coisas como os olhos brancos, a grande capa, a chuva, etc, fez as pessoas simplesmente se apaixonarem por ele. Estou muito orgulhoso do filme e que ele tem resistido ao teste do tempo e que o amor pelo filme tenha durado tanto tempo. Agradeço todos os elogios obtidos ao longo dos anos por parte dos fãs.

BatRJ: De onde surgiu a ideia de fazer o documentário de 10 anos de 'Dead End'?

SC: É o aniversário de dez anos do filme e eu queria fazer algo especial para todas as pessoas que me apoiaram e apoiaram o filme ao longo dos anos. É importante manter-se conectado com seus fãs e dar-lhes algo de volta para apoiá-lo e assistir seus filmes.


BatRJ: Hoje em dia, com Kickstarter, IndieGogo, e outras plataformas, está sendo mais acessível financiar Fan-Films e até mesmo Fan-Series. Você acha que esse já é a próxima geração da Era dos Fan-Films e você planeja fazer algo do tipo, seja com Batman ou qualquer outro herói?

SC: Eu acho que é seguro dizer que o documentário será a última coisa que eu faço em relação a Batman. Eu praticamente já disse o que eu precisava dizer com o personagem e sobre ele. Ele fez a sua marca no canone do personagem e é muito respeitado. Eu não posso pedir mais do que isso. Eu acho que é importante como um cineasta para criar coisas novas e fazer suas próprias idéias criativas. Em segundo lugar, eu não possuo o personagem de Batman, por isso há tanta coisa que se pode fazer com ele. É hora de eu seguir em frente ...

BatRJ: Quais são seus proximos projetos, seja em efeitos especais ou dirigindo?

SC: Após o documentário, que será um longa-metragem, o meu próximo filme é um filme de terror chamado "Shallow Water". Espero que as pessoas sejam tão favoráveis a minha obra original, como eles têm sido com BDE. O tempo dirá ...

Por hoje é só pessoal! Nos vemos no proximo 'Batmania Rio Entrevista'!

3 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista BatmaniaRio.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho, Diogo. Mais um evento histórico do Batmania Rio.

    ResponderExcluir
  3. Ele fez o que geralmente os produtores não fazem, alem de estragar o personagem.
    Fiquei impressionado com a fidelidade do curta, Um trabalho de respeito aos fãs de Batman.
    Parabens a todos pela grande entrevista.

    e ja conhecem o curta que fizemos ?
    esta é versão HD, mas tem a normal que ja faz tempo esta no ar
    http://www.youtube.com/watch?v=3XBF3iNQGDQ

    ResponderExcluir