sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Grant Morrison explica o final que ninguem entendeu de 'A Piada Mortal'!


Como você enxerga o final do clássico feito por Allan Moore e Brian Bolland? Eu particularmente enxergo como ambos, Batman e Coringa, assumindo que estão conectados pela própria loucura, a partir do fato que o Coringa assume saber o quão louco ele é, de um ponto de vista com alguem com sanidade. O final, com os pingos da chuva graduais, é como se fosse nós nos afastando dessa loucura toda, porque é um momento intimo entre os dois, no momento em que ambos realizam o porque se odiarem tanto. Porque estou perguntando isso? Primeiro, reveja a página final da revista:


Para quem não sabe, o ator/diretor/escritor/nerd Kevin Smith tem um podcast sobre o Batman, 'Fatman on Batman' (que é muito bacana, por sinal) onde ele fala sobre o Morcegão. E um dos convidados recorrentes é ninguem menos que Grant Morrison, no qual em sua ultima visita, explica o final de 'A Piada Mortal' e o porque ninguem realmente ter entendido o que Moore fez. de acordo com Morrison, e isso faz o TOTAL sentido, Batman teria matado o Coringa, dando aí o motivo do nome original, 'The Killing Joke'. O som da onomatopeia da sirene se transformando em um ultimo grito. O pedaço de terra cruzando a linha de luz.  "The Killing Joke". Está tudo ali.

"O Coringa diz a 'Piada Mortal' no final, Batman avança e quebra o pescoço, e é por isso que o riso para e a luz se apaga, porque essa era a última chance de Bruce cruzar essa ponte. E Alan Moore escreveu a última história Batman / Coringa - ele a terminou."

O mais legal de tudo é a dualidade do final. Ele pode ter matado ou não, mas só que a possibilidade dele ter matado nunca foi enxergada pela maioria como uma opção por final, coisa que certamente Grant Morrison fez a gente pensar sobre. Você pode ouvir a parte da entrevista onde tudo isso é dito e a reação sensacional de Kevin Smith abaixo, enquanto eu limpo a minha casa dos pedaços da minha cabeça e sangue espalhados por causa do mind-blowing que eu tive.

9 comentários:

  1. Oxe, para mim isso sempre foi claro. Que estranho, pensei que viria aqui ler que o Batman NÃO tinha matado o Coringa. A cena do Batman com as mãos no pescoço do arquirrival, a visão do leitor se afastando, o último quadro sem luz. Tudo isso sempre me fez crer que a piada teria chegado ao fim, sem o grande bufão-real, piada nenhuma existiria. Mas claro que o Moore também mostrou que o Batman era tão louco quanto o Coringa. Não é esse, afinal, o mote de Watchmen? Os heróis são todos desequilibrados mentalmente. Porque, convenhamos, colocar um colante e sair dando porrada em quem você julga que merece não é uma atitude de pessoas sãs mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim também, eu sempre li pensando que ele tinha matado ele, que a piada era sobre isto mesmo os dois louco um vendo a loucura na loucura do outro, pra mim o batman não é o cara que cruzou a ponte de luz ele é o cara que desligou a lanterna.

      Excluir
  2. Eu discordo. Acho q não tem nada a ver. Acredito na ideia simples deles serão ambos dois lados da mesma moeda que no final se junta, interage. O ato de não matar, por mais violento que seja, faz parte da personalidade fascista do Batman e o proprio coringa questiona isso mais de uma vez, não entendo a falta de paixão, de meios termos do morcegão. A onomatopeia é uma sirene de uma carro de policia vindo prender o Coringa não um grito de morte.

    ResponderExcluir
  3. ué. mas essa história faz parte da continuidade do batman. como ele pode ter matado o coringa então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, o Moore pode até ter pensado nisso, mas como era uma hq canônica ele não pode fazer.

      Excluir
  4. Verdade. Depois em todas as histórias da DC a Barbara Gordon aparece paralítica por conta disso. Pode ser que o Alan Moore tenha pensado isso. Mas fica impossível pensar como algo dentro da cronologia do Batman.

    ResponderExcluir
  5. Essa interpretação só é possível para quem não segue as hqs do Batman, entretanto, para quem segue, não é possível fazer essa interpretação pq nas edições seguintes da Batman mensal e da Detective Comics é mencionado que o Batman leva o Coringa para o Arkham após os acontecimentos da Piada Mortal, porém, ele foge em seguida e com medo da LJA (pelo que ele fez com a Babs), ele foge pro oriente médio. A sequência dos acontecimentos da Piada Mortal está no arco Uma Morte na Família.

    ResponderExcluir
  6. grant morrison tem que largar a maconha

    ResponderExcluir
  7. O Moore afirma na versão encadernada, numa "entrevista" nos extras, ele afirma q as luzes ao fundo são a polícia chegando, então Batman não conseguiria matar o Joker a tempo! PALAVRAS DO ESCRITOR!! ^^ (Eu tbm tinha pensado q ele havia o matado qd li pela primeira vez, mas o Moore desmentiu a hipótese). o.O"

    ResponderExcluir